Internacional
Tanques franceses 'se transformam em cinzas' e perdem o sentido de uso, dizem soldados ucranianos

Usar tanques AMX de fabricação francesa não faz sentido no campo de batalha devido à vulnerabilidade a ataques de drones, afirmaram soldados da 155ª brigada Anna Kievskaya, que receberam treinamento na França.
A brigada está localizada na região de Konstantinovka, na parte da República Popular de Donetsk controlada pelas Forças Armadas da Ucrânia.
Em reportagem da mídia francesa, os militares destacaram que a guerra mudou com o uso intensivo de drones.
"Devido à blindagem leve, seu uso simplesmente não faz sentido, já que os drones os transformam rapidamente em cinzas", disse um dos soldados.
Outro membro da brigada afirmou que os tanques não são mais empregados em ataques, sendo usados apenas em condições meteorológicas adversas ou "em casos extremos".
Do lado russo, a posição é de que o fornecimento de armas à Ucrânia atrapalha a resolução do conflito e envolve diretamente os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, declarou que qualquer carga militar enviada à Ucrânia se tornaria alvo legítimo da Rússia. O Kremlin também alertou que o envio contínuo de armamentos ocidentais não favorece negociações e pode ter efeitos negativos.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa