Alagoas

Secretários cumprem agenda institucional em Brasília para tratar de projetos sobre Direitos Humanos

Ascom Sedh 04/09/2025
Secretários cumprem agenda institucional em Brasília para tratar de projetos sobre Direitos Humanos
Nesta quinta-feira (4), a agenda se volta para pautas de inclusão e diversidade - Foto: Ascom Sedh

O secretário de Estado dos Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, está em Brasília (DF) para uma série de compromissos estratégicos que prometem abrir novos caminhos para Alagoas. Ao lado do deputado estadual Ronaldo Medeiros e da secretária da Pessoa com Deficiência (Secdef), Tereza Nelma, ele cumpre uma intensa agenda de dois dias que une diálogo institucional e articulação legislativa.

 

A maratona começou na tarde de quarta-feira (3), quando Marcelo, Tereza e Medeiros participaram de audiência com a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, para tratar da execução do planejamento estratégico da Secretaria no estado. Na ocasião, o secretário Marcelo Nascimento entregou à ministra um exemplar da Pesquisa sobre População em Situação de Rua, realizada em Maceió e Região Metropolitana, como parte dos esforços do Governo de Alagoas para implantação do programa federal Ruas Visíveis.

 

Nesta quinta-feira (4), a agenda se volta para pautas de inclusão e diversidade. Pela manhã, está prevista reunião com o Ministério dos Povos Indígenas, que tem conduzido uma política histórica em defesa das comunidades tradicionais.

 

À tarde, o secretário se reúne com duas importantes lideranças do Ministério da Igualdade Racial: Clédisson Geraldo dos Santos Júnior, secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SENAPIR), e Tiago Santana da Conceição, secretário de Políticas de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo (SEPAR).

 

Ainda nesta quinta, Marcelo participa de agendas institucionais com parlamentares da bancada federal de Alagoas, incluindo senadores e deputados federais. O secretário afirma que cada encontro dialoga com as demandas do povo de Alagoas.

“Estamos construindo parcerias junto ao Governo Federal para que os projetos de direitos humanos deixem o papel e cheguem a quem mais precisa. Nossa missão é transformar a articulação em resultado”.

 

Relevância da agenda para Alagoas

 

A participação do deputado Ronaldo Medeiros reforça o compromisso político com a execução concreta das políticas de direitos humanos no estado, garantindo legitimidade e capilaridade na interlocução com o Governo Federal.

Cada encontro tem potencial de impacto direto na realidade alagoana:

 

Direitos Humanos (Macaé Evaristo): interlocução técnica que pode desbloquear programas de proteção, redes de atendimento e financiamento para políticas de combate à pobreza e à violência.

Povos Indígenas: possibilidade de inclusão de comunidades tradicionais alagoanas em políticas de territorialidade, cultura e proteção ambiental.

Igualdade Racial (Clédisson e Tiago Santana): abertura para programas de educação multicultural, ações afirmativas, enfrentamento ao racismo institucional e promoção da inclusão socioeconômica.

Bancada Federal (senadores e deputados federais): possibilidade de direcionamento de emendas parlamentares para fortalecer e ampliar projetos em defesa dos direitos humanos de negros, quilombolas, ciganos, LGBTQIAPN+, migrantes e população em situação de rua.

 

A nova Secretaria de Estado dos Direitos Humanos busca consolidar em Brasília ações estruturantes para Alagoas. O resultado dessa articulação pretende se traduzir em políticas públicas concretas, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento das populações mais vulneráveis do estado.