Alagoas
Artesanato alagoano estreia na Paris Design Week 2025 nesta quinta-feira

A exposição “Caboco + Alagoas Feita à Mão” estreia nesta quinta-feira (4) no estande na Feira Maison & Objet, um dos eventos mais importantes da Paris Design Week 2025, que acontece até o próximo dia 8, na capital francesa.
As 120 obras dos artesãos alagoanos vão ser vistas por um público estimado de 70 mil visitantes de mais de 180 países.
“A participação do artesanato alagoano será marcada por peças criadas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais do estado, esculpidas, modeladas e pintadas à mão, criteriosamente selecionados pelo Programa Alagoas Feito à Mão, em diferentes regiões do estado”, destaca o curador do evento, Marco Aurélio Pulchério, da Marcos500.
Além do estande na Maison & Objet, o artesanato alagoano também vai se destacar na Mostra Amuleto, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com a curadoria de Bruno Simões, Nela, o artesão Salvinho, da Ilha do Ferro, apresenta um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos inspirado pelo Rio São Francisco, sua assinatura artística.
“Ontem, Alagoas brilhou na abertura da exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, na Embaixada do Brasil na França. Foi um momento histórico para o estado. Além de manifestar seu apreço pelo trabalho desenvolvido pelo Governo de Alagoas, o embaixador Ricardo Neiva se colocou à disposição para ajudar a promover a cultura, as empresas e as atividades, em geral, de Alagoas e da França”, lembrou o secretário de Estado das Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, que está acompanhando cada detalhe da agenda em Paris, juntamente com a secretária de Estado Paula Dantas (Seplan).
As obras selecionadas para a Paris Design Week 2025 são de autoria dos seguintes artesãos do Programa Alagoas Feito à Mão: Adriana Siqueira, Sil e Nena (Capela); Amilton, Aberaldo, Boró Sandes, Clemilton, Irailda , Cicinho, Jailton, Jamile, Leonilson Arcanjo, Petrônio, e Salvinho (Pão de Açúcar); Associação Artesãs do Pontal de Coruripe, Cláudio da Capela (Pilar), Adailton, Ismael e Antônio (filhos de Dedé) e José Francisco Afranio (Lagoa da Canoa), Irineia (União dos Palmares); Chico Cigano(Batalha); Jason (Belo Monte); e Zezinho (Campo Alegre). Já a ceramista Aline Angeli foi selecionada pela Apex-Brasil para a Mostra Amuleto, que contará com outros 30 designers brasileiros.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
3OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa