Variedades

Em Veneza, diretor critica boicote a artistas por suposto apoio a Israel

Schnabel conta com atores atacados em elenco de novo filme

Redação ANSA 03/09/2025
Em Veneza, diretor critica boicote a artistas por suposto apoio a Israel
Julian Schnabel saiu em defesa de Gal Gadot e Gerard Butler - Foto: ANSA

O artista e cineasta norte-americano Julian Schnabel, que apresentou seu novo filme no Festival de Cinema de Veneza, saiu em defesa nesta quarta-feira (3) de atores que foram alvos do grupo "Venice4Palestine" devido a um suposto apoio ao "genocídio" na Faixa de Gaza.

O diretor de "In the Hand of Dante" ("Na mão de Dante", em português), cuja história entrelaça a descoberta de um manuscrito da Divina Comédia com a vida do próprio Poeta Supremo, Dante Alighieri (1265-1321), e é estrelado por dois atores criticados pelo grupo pró-palestino - Gal Gadot e Gerard Butler -, afirmou que "não há razão para boicotar artistas".

"Escolhi esses atores pelo talento artístico deles, e eles fizeram um trabalho excepcional no filme. É tudo, e deveríamos falar mais sobre isso do que sobre essas questões", disse Schnabel.

A declaração foi dada em resposta a um questionamento sobre a polêmica em torno de Gadot e Butler, que já haviam optado por não ir ao festival onde o longa está sendo exibido fora de competição.

Nos últimos dias, o grupo Venice4Palestine solicitou à Bienal que revogasse o convite aos dois atores, "assim como a qualquer artista ou celebridade que apoie pública e ativamente o genocídio". O pedido, porém, foi rejeitado pela instituição veneziana.

"Nossa posição é que, por um lado, somos a principal instituição cultural italiana, um lugar de abertura, discussão e debate, que não exerce nenhuma forma de censura ou confronto com ninguém", ressaltou o diretor do Festival, Alberto Barbera.

"É por isso que rejeitamos o pedido de exclusão de artistas que pretendam comparecer ao Lido", acrescentou.

Com "Na Mão de Dante", Schnabel leva para a telona, em um fluxo torrencial de gêneros e personagens, o romance de Nick Tosches, "A Mão de Dante", que entrelaça a trama com a descoberta do manuscrito da Divina Comédia e da história de vida do grande poeta.

O elenco, além de Oscar Isaac, também inclui Al Pacino, John Malkovich, Martin Scorsese, Jason Momoa, Louis Cancelmi, Franco Nero, Sabrina Impacciatore e Benjamin Clementine.