Política
Alexandre Ayres propõe homenagem ao Doutor Wanderley pela criação do Hospital do Coração

Em pronunciamento realizado durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 3, o deputado Alexandre Ayres (MDB) fez um relato sobre a criação do Hospital do Coração em Alagoas, destacando o empenho do deputado Doutor Wanderley (MDB). O parlamentar também anunciou que propôs a entrega de comendas em homenagem ao médico cardiologista e colega de bancada.
"Protocolei uma homenagem, com a entrega da comenda Tavares Bastos, a maior honraria do Parlamento alagoano, para o Doutor Wanderley, pela gestão do Hospital Metropolitano, assim como a Hélvio Auto, por sua atuação durante a pandemia", disse Ayres em seu pronunciamento, elogiando publicamente o colega, a quem classificou como "um homem probo, um homem correto, que trouxe para a sociedade alagoana, para o povo alagoano, esse benefício".
Ayres lembrou os obstáculos na construção do Metropolitano, ainda na gestão do ex-governador Renan Filho, e explicou que, após a obra ser finalizada com recursos próprios do Estado, um convênio de R$ 50 milhões foi liberado pelo Governo Federal, mas com a condição de que o valor fosse aplicado exclusivamente na estrutura do hospital.
Foi então que Ayres, então secretário de Saúde, procurou o especialista. "Daí me surgiu a ideia de procurar o maior especialista na área cardíaca aqui em Alagoas, o Doutor Wanderley. Ele me pediu quinze dias para trazer a planta pronta e um orçamento que caiba dentro dos cinquenta milhões". A obra do Hospital do Coração foi orçada em R$ 35 milhões na época, e o restante dos recursos foi usado para a construção de um novo Hemoal, formando um complexo na capital. "E ao longo desses três anos, este hospital revolucionou a saúde pública em Alagoas", afirmou Ayres.
Em aparte, o deputado Silvio Camelo (PV) atribuiu parte significativa do sucesso alcançado pelo Hospital do Coração ao Doutor Wanderley. "É uma referência, tem sua participação direta, tem a inteligência, tem a ousadia, todo o trabalho é desenvolvido com maestria", elogiou, afirmando que o colega é uma referência nacional em cardiologia. Chamando-o de amigo, o deputado Cabo Bebeto (PL) elogiou as qualidades humanas e profissionais, endossando a proposta de homenagem. Por fim, o deputado Inácio Loiola (MDB) sumarizou sua admiração pelo médico Doutor Wanderley, classificando-o como um "cientista da medicina" e um dos maiores especialistas em cardiologia do país, também apoiando a proposta de comenda em sua homenagem.
Por fim, após receber os elogios dos colegas, Doutor Wanderley agradeceu e fez um relato detalhado sobre a criação do Hospital do Coração, destacando o papel fundamental do então secretário Alexandre Ayres e a importância da obra para a saúde pública em Alagoas. "Isso era um sonho meu, de fazer um hospital que poucos conseguiram fazer, um hospital público", justificou, descrevendo o cenário crítico da época: "A fila era enorme, a Santa Casa começou a restringir leitos e as pessoas simplesmente morriam esperando a cirurgia". Orgulhoso do legado, Doutor Wanderley destacou o papel de formar novas gerações: "Uma coisa que me orgulha muito é o papel de professor. É importante, gente, passar o conhecimento", encerrou, agradecendo mais uma vez a Ayres.
O presidente Marcelo Victor (MDB) comentou sobre o tema, afirmando que Alexandre Ayres faz justiça ao reconhecer a contribuição do Doutor Wanderley na Saúde de Alagoas, assim como pelo reconhecimento à contribuição do ex-governador Renan Filho e do próprio Ayres à frente da Secretaria de Saúde. "Sintam-se todos reconhecidos pelos avanços que Alagoas vem tendo nos últimos anos", encerrou o presidente.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa