Internacional
Elevador da Glória: descarrilamento em Portugal tem ao menos 15 mortos e 18 feridos

O Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal, descarrilou na tarde desta quarta-feira (3) e deixou ao menos 15 mortos e 18 feridos. Peritos e autoridades já estão no local realizando as investigações sobre o que motivou o acidente, que levou à destruição completa do veículo.
Segundo informações do jornal português PÚBLICO, o cabo de segurança do elevador se partiu e pode ter sido o principal fator para o acidente. Este cabo seria responsável pela ligação entre as duas cabines do veículo, que percorre um desnível acumulado de cerca de 48 metros.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o acidente e o grande número de vítimas. Por meio de nota, a Presidência informou que o líder português prestou solidariedade às vítimas e pediu que o caso seja esclarecido rapidamente.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Em português, a representante da União Europeia usou o X para compartilhar o luto pelas vítimas.
A Carris, empresa responsável pela gestão do Elevador da Glória, garantiu que todas as manutenções previstas para o veículo foram "realizadas e respeitadas", assim como os protocolos de manutenção do funicular.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa