Alagoas
Especialista do Hospital do Coração Alagoano alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. No país, milhares de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de problemas que poderiam ser prevenidos com hábitos saudáveis, acompanhamento médico e diagnóstico precoce. O alerta é do cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, Carlos Humberto Bezerra, e ocorre durante a Campanha Setembro Vermelho, que chama a atenção para a importância da saúde cardíaca.
O Setembro Vermelho é uma campanha mundial que busca chamar a atenção da população para os cuidados com o coração. O mês foi escolhido porque 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, uma data criada pela Federação Mundial do Coração, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), dedicada à conscientização sobre a saúde cardiovascular.
Por isso, para o cardiologista Carlos Humberto Bezerra, este mês é uma oportunidade de lembrar que cuidar do coração deve ser um hábito diário.
“Nosso objetivo é mostrar que é possível reduzir os riscos com atitudes simples, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, controlar fatores como pressão alta, diabetes e colesterol, além de não ignorar os sinais de alerta. O check-up cardiológico é fundamental para diagnosticar precocemente e salvar vidas”, afirma.

Foto: Thiago Sampaio
A prevenção como melhor caminho
Entre os principais fatores de risco para as doenças do coração estão a hipertensão, o colesterol alto, a diabetes, o tabagismo, a obesidade, o estresse, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool. Segundo o especialista do Hospital do Hospital do Coração Alagoano, mais de 80% das mortes prematuras por doenças do coração poderiam ser evitadas com medidas preventivas.
“Quando a população entende que saúde cardiovascular é resultado de pequenas escolhas diárias, conseguimos reduzir internações, complicações e óbitos. A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar as doenças cardíacas, que podem levar à morte ou tornar as atividades do dia a dia comprometidas", salientou Carlos Humberto Bezerra.
Hospital do Coração
Em Alagoas, a população conta com uma estrutura 100% SUS totalmente dedicada às doenças do coração. O Hospital do Coração Alagoano oferece consultas especializadas, exames de alta complexidade, internações, cirurgias cardíacas e programas de referência que fazem a diferença no diagnóstico e tratamento.
“O Hospital do Coração Alagoano nasceu para cuidar da vida das pessoas. Aqui, cada paciente recebe atenção integral, desde a prevenção até o tratamento dos casos mais graves. Isso mostra o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde do coração dos alagoanos. Neste Setembro Vermelho, a mensagem é clara: valorize cada batida do seu coração. Cuide da sua saúde todos os dias e, diante de qualquer sinal de alerta, procure ajuda médica”, reforça Carlos Humberto Bezerra, que também é diretor médico da unidade hospitalar.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa