Alagoas
Bolsas de extensão vão promover desenvolvimento rural e fortalecer agricultura familiar

O Governo de Alagoas disponibilizou 50 vagas para bolsas de Extensão Tecnológica, Técnica e Apoio à Pesquisa. As oportunidades estão previstas em edital publicado na segunda-feira (1°) pelo Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
“Esse trabalho vai fortalecer o desenvolvimento rural e apoiar diretamente a agricultura familiar em nosso estado”, afirmou o governador Paulo Dantas, ao anunciar as vagas por meio das redes sociais.
Os candidatos interessados devem se inscrever de forma online - clicando nos links disponíveis abaixo, conforme o seu nível profissional para o cargo que desejar - até o dia 14 de setembro de 2025:
- Perfil 1 - Coordenação
- Perfil 2 - Técnico Nível Superior
- Perfil 3 - Técnico Nível Médio
São 50 bolsas ofertadas para diversos perfis de profissionais com 30 horas semanais a serem executadas de acordo com a disponibilização informada no edital. Eles vão atuar nas Supervisões Regionais da Região Metropolitana (Maceió), Agreste I, Agreste II, Alto Sertão, Médio Sertão, Baixo São Francisco e Grande Mata Alagoana.
Os novos bolsistas atuarão fortalecendo ações em desenvolvimento rural por meio da Emater. Eles vão auxiliar e participar do desenvolvimento de programas e projetos relacionados à assistência técnica e extensão rural, correspondente a sua formação.
Os três níveis contemplam as áreas:
- Perfil 1 - Coordenação: Profissionais de nível superior com formação em Engenharia Agronômica ou Zootecnia, com experiência em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em inclusão social e produtiva.
- Perfil 2 - Técnico Nível Superior: Graduação em Agroecologia, Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Serviço Social, Medicina Veterinária ou Zootecnia.
- Perfil 3 - Técnico Nível Médio: Formação Técnica em Agropecuária ou Agroecologia.
A duração da bolsa é de até 12 meses, prorrogáveis por igual período, de acordo com o Plano de Trabalho e do Termo de Convênio de Cooperação Técnica-Financeira Fapeal/Emater.
Emater
Referência em assistência técnica e extensão rural, a Emater foi criada pela Lei 7.291, e é uma autarquia ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). A entidade conta com 70 técnicos que atendem municípios nas regionais: Metropolitana, Alto Sertão, Médio Sertão, Grande Mata Alagoana, Baixo São Francisco, Agreste I e Agreste II.
Visando chegar a mais locais e aprimorar a atuação, mais de 65 termos de cooperação com os municípios estão ativos. Com essas novas bolsas, a ideia é que a atuação seja expandida, contemplando um maior número de atendimentos aos estabelecimentos rurais do estado.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
FUNAI retoma levantamento de benfeitorias na Terra Indígena Xukuru-Kariri, respaldada por decisão judicial
-
2OPERAÇÃO
PF cumpre ordem de afastamento de governador do TO por suspeita de desvios de cestas básicas
-
3DEFESA
Crise na Avibras: atrasos de salários e risco à tecnologia de defesa do Brasil
-
4FUTEBOL
CSA aposta em anulação de jogo para garantir permanência na Série C
-
5COMPORTAMENTO
Turistas são autuados por ato obsceno em praia de João Pessoa