Alagoas

Ufal vai conceder 663 bolsas em programa de iniciação científica

Orientadores devem vincular os bolsistas aos projetos contemplados até esta quinta-feira, dia 4

Manuela Soares - jornalista 03/09/2025
Ufal vai conceder 663 bolsas em programa de iniciação científica

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Ufal recebeu 626 projetos e selecionou 584 para o ciclo 2025-2026. Serão 663 bolsas concedidas para estudantes inscritos no cadastro único do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) que terão a oportunidade de desenvolver pesquisas em diversas áreas.

Os orientadores têm o prazo até esta quinta-feira (4) para vincular os discentes aos planos de trabalho que foram validados no edital. Todo o processo é feito on-line, por meio do Sigaa.

De acordo com o resultado divulgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), o número de pesquisadores PQs e DTs com projetos qualificados foi de 107, que tiveram 204 cotas destinadas pelo CNPq. As cotas aprovadas para o ciclo 2025-2026 são: CNPq 302, CNPq Af 40, Fapeal 151 e Ufal 170, totalizando 663 bolsas atendidas, das 1.010 que foram solicitadas.

Os bolsistas e orientadores devem ficar atentos aos documentos exigidos para o cadastro em cada uma das financiadoras dos recursos, como Fapeal e CNPq. Todos os detalhes dos procedimentos para implantação das bolsas estão disponíveis no edital, clicando aqui, com data limite em 4 de setembro.

Pibiti

A Propep também divulgou a lista dos 125 projetos qualificados para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Serão concedidas 86 bolsas para os estudantes que também estão inscritos no Cadastro Único no Sigaa, das quais 41 serão financiadas pelo CNPq, 15 pela Fapeal e outras 30 por meio de recursos da Ufal.

Os prazos do edital são os mesmos, e até quinta-feira (4) os proponentes de cada projeto contemplado devem vincular os bolsistas ao plano de trabalho.