Cidades
Ações de conscientização reforçam combate ao uso do tabaco em Maceió
Estratégias reforçam riscos e oferecem atendimento voltado à saúde integral da população

Instituído por Lei Federal desde 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta sexta-feira (29) em todo o País com o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade acerca dos riscos associados ao uso do tabaco e seus derivados.
Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem reforçado esse alerta de combate ao tabagismo, procurando desmistificar as estratégias de sedução desse mercado para atrair o consumidor – especialmente adolescentes e jovens – compartilhando informações acerca dos malefícios do tabaco e incentivando a procura pelos Núcleos de Cessação do Tabagismo, disponibilizados pelo município, onde é promovido um cuidado integral no combate ao vício.
“Temos trabalhado continuamente no sentido de alertar toda a população sobre os riscos que o tabaco oferece à saúde, informar as doenças que podem ser causadas pelo seu uso e expor as estratégias da indústria para manter e conquistar novos consumidores, apresentando como funciona o tratamento para quem deseja parar de fumar, melhorando sua saúde e qualidade de vida”, afirmou Laís Porangaba, assistente social e responsável técnica pelos Núcleos de Cessação do Tabagismo.

Só durante este mês, as equipes dos Núcleos espalhados pela cidade promoveram inúmeras ações direcionadas, abrangendo áreas profissionais e segmentos diversificados, multiplicando o alcance das orientações.
Foram feitas palestras com trabalhadores portuários, profissionais do Programa Saúde da Gente, para adolescentes na Areninha do Osman Loureiro, para equipes eMulti e no Seminário Alagoano de Combate ao Fumo.
E como ponto alto da programação alusiva à data, a implantação de mais um Núcleo de Tratamento e Cessação do Tabagismo, dessa vez, na UDA da Universidade Mário Jucá (UMJ), no Barro Duro.
Nesses Núcleos, que somam 10 unidades em Maceió, equipes multiprofissionais oferecem orientação e acompanhamento para quem deseja largar o vício em cigarro tradicional e cigarro eletrônico (Vapes), por meio de sessões de Terapia Cognitiva Comportamental e atendimentos com médicos pneumologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas com todo o suporte e acolhimento necessário para a evolução dos pacientes em acompanhamento.
Reafirmando seu compromisso com a saúde integral da população, o tratamento é gratuito, oferecido pela Rede SUS. Para participar dos Núcleos o usuário pode se dirigir até uma unidade onde há o serviço disponível portando documento com foto e cartão do SUS e realizar o cadastro. Não é necessário encaminhamento médico.
Onde encontrar?
Os núcleos estão instalados no: II Centro de Saúde (Praça da Maravilha - Poço); Unidade de Referência em Saúde (URS) João Paulo II (Jacintinho); Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma; URS Roland Simon (Vergel); Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes); Clínica da Família José Aprígio Vilela (Benedito Bentes); Clínica da Família Dr. João Fireman (Jacintinho); Hospital Universitário Dr. Alberto Antunes (Cidade Universitária); Centro Universitário Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota - Farol); e agora, na UDA da UMJ (Barro Duro).
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
5FUTEBOL
Conmebol denuncia Inter por atrasar jogo com Flamengo em episódio de 'chuva' de papel picado