Alagoas

Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena

Ana Daniella Leite e Eduarda Lima*/ Ascom Seagri 29/08/2025
Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena
Participaram da feira 31 cooperativas, associações e empreendimentos individuais - Foto: Ascom Seagri

O município de Palmeira dos Índios, reconhecido por sua forte herança indígena, recebeu nesta sexta-feira (29) a 5ª etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento reuniu agricultores, artesãos e empreendedores de 11 municípios alagoanos, promovendo não apenas a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, mas também valorizando a cultura da região.

Esta é uma iniciativa do Governo de Alagoas, realizada pelas Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em parceria com a Unicafes/AL, e conta com apoio das Prefeituras Municipais. 



Com a participação de 31 cooperativas, associações e empreendimentos individuais, a feira ofereceu uma ampla diversidade de itens, como hortaliças, frutas, feijão, milho verde, batata doce, macaxeira, arroz, laticínios, mel, própolis vermelhas e verde, pimentas, chás, tapioca e chips de banana da terra, além de doces caseiros, bolos, biscoitos e geleias. 

O público conheceu de perto o talento dos artesãos locais, que apresentaram peças esculpidas em barro, trabalhos em crochê, panos de prato e outros itens feitos à mão, preservando tradições e identidades culturais. 

Genivaldo Celestino, artesão da aldeia indígena Serra do Capela, do povo Xucuru Kariri, destacou a importância da valorização do artesanato local e do papel do Estado em abrir espaços para a comercialização e valorização da cultura indígena para a população.


 

"Agradecemos ao município e ao estado por nos permitir apresentar os produtos de nossa cidade de Palmeira dos Índios, como o artesanato e a agricultura familiar, incluindo melancia, alface e outros itens. A valorização da feira pela prefeitura e pelo Governo é fundamental para o desenvolvimento local, do turismo e do artesanato indígena que produzimos. Espaços como este são essenciais para que possamos mostrar e fortalecer nossa cultura e nossa produção”, declarou o artesão.


A programação do evento contou com a roda de conversa “Sabores de Palmeira: do Umbu-Cajá à Jabuticaba – Tradição, inovação e mercado”, promovida pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam) e pela Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) e com apresentações culturais de grupos artísticos locais. 

“Alagoas valoriza os produtos locais, da raiz do alagoano, e busca sempre fortalecer a compra e valorização do que é nosso. A feira percorre as nove regiões do estado, apresenta produtos à população e permite o mapeamento das cooperativas e associações, culminando em uma grande feira em Maceió, com apoio do Consórcio Nordeste e do MDA, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo reconhecimento e oportunidades para os agricultores locais”, comemorou Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri. 

Além disso, o circuito serve como banco de dados e mantém a cadeia dos pequenos agricultores mobilizada para a realização da 2ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Participaram desta edição agricultores e empreendimentos de Palmeira dos Índios, Viçosa, Chã Preta, Maceió, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Estrela de Alagoas, Arapiraca, Coqueiro Seco e União dos Palmares.