Cidades

SMS e Semuc promovem bate-papo sobre direitos e inclusão das pessoas com deficiência

Evento foi alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

29/08/2025
SMS e Semuc promovem bate-papo sobre direitos e inclusão das pessoas com deficiência
Abertura do evento conta com apresentação musical de gaita com o usuário Arlindo Neto, do Centro Especializado em Reabilitação Crescer. - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) em uma ação conjunta com a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) realizaram, nesta sexta-feira (29), um bate-papo inclusivo em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento ocorreu no auditório da SMS, no Centro. 

O encontro teve o intuito de valorizar, conscientizar e ampliar o debate sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência (PCD) e foi direcionado a profissionais de saúde, educação e estudantes. 

A técnica da Coordenação Geral de Atenção à Pessoa com Deficiência da SMS, Rosário Vasconcelos, falou sobre a atividade. “Hoje, estamos com o objetivo de levar conhecimento, experiência e conscientização para os participantes sobre respeito e acessibilidade, independente do seu tipo de deficiência, seja ela intelectual, motora, entre outras”, disse.

A abertura do evento contou com uma apresentação musical de gaita com o usuário Arlindo Neto, udo Centro Especializado em Reabilitação Crescer. Em seguida, Elisangela Lemos, da Semuc abordou sobre o ABC do PCD, com expressões e atitudes que são capacitistas e que devem ser evitadas. 

Logo após, a assistente social, Priscila Araújo, ministrou uma palestra sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. E as profissionais Sidycleide Gomes, psicopedagoga da Crescer CER II e Sannyelle Rosy, fisioterapeuta, discorreram sobre Intervenções Pedagógicas em Pessoas com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.

Durante o encontro, os profissionais e estudantes também receberam informações sobre acolhimento e diagnóstico precoce da esclerose múltipla, saúde mental de pessoas com doenças raras. Ao final, os participantes deram depoimentos sobre suas respectivas vivências.