Alagoas
Projeto do Sesc Alagoas promove aulas de karatê para pessoas idosas
Iniciativa faz parte do “Sesc Integrar”, que também oferece oficinas de dança, argila e psicomotricidade com foco na valorização e bem-estar da terceira idade

Com o objetivo de promover saúde e socialização para pessoas idosas, o Sesc Alagoas está oferecendo aulas de karatê como parte do projeto “Sesc Integrar”. A iniciativa, voltada exclusivamente aos participantes do Trabalho Social com Grupos (TSG), inclui também oficinas de argila, psicomotricidade, ginástica com dança, encontros sociais e eventos temáticos. O projeto visa criar espaços de convivência onde os participantes possam compartilhar saberes, desenvolver a cognição, aprimorar a psicomotricidade e se informar sobre seus direitos.
Para muitos idosos, a prática da arte marcial representa não apenas um exercício físico, mas também uma forma de estimular a mente e aumentar a autoestima. “Eu gosto muito dessa arte, sempre apreciei. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu peguei com firmeza, né? E a experiência tem sido muito boa. Cada vez eu me interesso mais, fico mais empolgado”, relata o aposentado Osvaldo Conrado, de 76 anos. “O karatê me trouxe mais disciplina, concentração... também trabalha muito a memória, porque a gente tem que prestar atenção no que o professor passa pra assimilar.”
Colega de Osvaldo, Rosa Maria de Almeida, de 68 anos, compartilha da mesma empolgação. “Eu vim pra cá pra mexer o corpo. E no karatê, além de mexer com o corpo, a gente mexe com a mente, memoriza, fica mais esperta. A gente consegue se equilibrar melhor, até caminhar melhor. E eu tenho achado tudo maravilhoso, é prazeroso estar aqui”, afirma.
Segundo o professor Alexandro de Souza Cavalcante, que atua também como fisioterapeuta, os benefícios do karatê são diversos. “Com minha experiência em fisioterapia, já trabalhei muito com idosos, mas incluir o karatê tem mostrado resultados ainda mais positivos”, explica. “Já ouvi relatos de pessoas que não conseguiam sentar e levantar sem dificuldade e hoje fazem isso tranquilamente. A articulação melhora, a dor diminui e a qualidade de vida aumenta.”
Além dos benefícios físicos, a prática do karatê também estimula funções cognitivas, como explica o professor: “Como o karatê é uma arte marcial que foi esportivizada, ele trabalha coordenação, força muscular, agilidade e memória. Os movimentos são como coreografias que precisam ser memorizadas, o que favorece a cognição.”
Para participar do TSG, é necessário se inscrever por meio de um edital, aberto anualmente entre os meses de dezembro e janeiro.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
5FUTEBOL
Conmebol denuncia Inter por atrasar jogo com Flamengo em episódio de 'chuva' de papel picado