Alagoas
Mutirão do IMA promove limpeza e plantio de restinga em Jacarecica
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu, nesta sexta-feira (29), um mutirão de limpeza e plantio de restinga na orla de Jacarecica, em Maceió. As atividades fazem parte dos projetos Nossa Praia e Salsa Viva e contou com apoio de parceiros para conscientizar a população a respeito da importância de se preservar o ambiente litorâneo sempre limpo e bem cuidado.
Ao todo, foram recolhidos mais de 60 kg de resíduos, entre eles: tampas de garrafa, hastes flexíveis, canudos e palitos de pirulitos, linha de nylon com anzol, sacos plásticos, canos de PVC, entre outros.
Segundo o superintendente de Preservação Ambiental, Pedro Normande, o trabalho realizado pelo projeto é fundamental para que a população entenda que manter esses ambientes limpos é um dever de todos.
“Recolhemos uma boa quantidade de lixo, mas nosso objetivo não é esse. É conscientizar a população sobre os problemas que esse lixo causa para o meio ambiente, para a saúde humana, para tudo que envolve a biodiversidade litorânea”, ressaltou.
A atividade de educação ambiental contou com a participação de crianças que, desde mais jovens, aprendem a cuidar do planeta e mobilizam outros a fazerem o mesmo.
“Eu aprendi que existem microplásticos que ficam na areia e recolher todo esse plástico ajuda vários animais a sobreviver. Quando eu vier à praia, vou ter sempre cuidado de não deixar nenhum lixo e pedir para que as pessoas não joguem lixo na praia”, disse a estudante Ana Carolina, de 10 anos.
Os voluntários que estavam presentes em Jacarecica também participaram de um plantio simbólico de restinga, vegetação que atua como barreira natural e protege contra o avanço das marés.
“A restinga é uma ‘fixadora’ de dunas e atua como um dissipador de energia natural, contra o avanço da maré. A nossa ideia foi fazer esse mutirão de limpeza junto com o plantio de restinga para recuperar essa área que abriga o último resquício de restinga que existe em Maceió, com exceção do Pontal da Barra. Nosso objetivo é preservar essa área toda fazendo alguns plantios simbólicos para conscientizar sobre a importância dessa vegetação e de não jogar lixo na praia”, finalizou o superintendente.
 14.21.12_5fa9c68c.jpg)
Para o presidente da Associação dos Moradores de Jacarecica, Fernando Baracho, é preciso que todos que frequentam esses espaços façam sua parte em defesa do meio ambiente.
“As pessoas vêm à praia, trazem copos plásticos, trazem sacolas, mas por que não reutilizam as sacolas para levar de volta o lixo produzido por elas? Quem produz lixo tem que dar uma destinação correta para ele. Vamos cuidar do que é nosso!”, disse.
Todos os resíduos sólidos retirados da praia de Jacarecica foram recolhidos pelo parceiro Alagoas Ambiental/Veolia, responsável por encaminhá-los para um local adequado onde serão tratados corretamente. A ação também contou com o apoio do Ronda no Bairro, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Batalhão de Salvamento Aquático (BSA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) e EcoaLab.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
5FUTEBOL
Conmebol denuncia Inter por atrasar jogo com Flamengo em episódio de 'chuva' de papel picado