Variedades
A’s Trinca lança EP Carpe Diem e estreia clipe da faixa “Mainstream” com participação da Cris SNJ
Obra está disponível nas plataformas digitais e marca um novo ciclo na carreira do grupo

O grupo A’s Trinca, formado por Nay Lopes, Nina Ferreira e DJ X-Jay, lança nesta sexta-feira, 29 de agosto, o EP Carpe Diem, marcando uma nova fase em mais de 10 anos de trajetória no rap nacional. O projeto chega com oito faixas inéditas que exploram diferentes sonoridades e abordam temas como afeto, empoderamento, resistência e identidade periférica. Ouça nas plataformas digitais.
A faixa “Mainstream”, em parceria com a icônica Cris SNJ, referência histórica do rap nacional, chega acompanhada de um clipe inédito que será lançado junto com o EP, reforçando o diálogo entre gerações e celebrando o protagonismo feminino na cena. Assista ao clipe no canal das Trinca no YouTube.
“Desde o projeto “R.U.A. 10 (Rosas de Aço)”, quando ouvi a Nay rimar sobre as barreiras do movimento machista e as desigualdades que enfrentamos no rap, senti que aquelas palavras também eram minhas. É uma honra somar forças com o A’s Trinca. Nós somos resistência”, conta Cris SNJ.

Créditos: Moskitto / Darlison
Além da Cris, o EP traz participações que reforçam a diversidade criativa do projeto. Em “DATE ”, com Caprieh, o grupo se aventura em uma estética mais romântica e R&B, explorando vivências afetivas e criando um refrão marcante que já conquistou o público. A faixa, que ganhou clipe estrelado por Fanieh (Sintonia) e DUART€ MC, foi selecionada para exibição no Favela Cine, mostra audiovisual da Expo Favela Innovation 2025.
Outro destaque é “Caminhos”, que retrata a rotina de mulheres periféricas e mães que carregam múltiplas responsabilidades. Com um refrão profundo e sensível, a faixa se conecta diretamente à realidade de muitas ouvintes e reflete a força feminina presente na identidade do grupo.
A música “Bom Dia é o Caralho”, com participação de Dory de Oliveira, é um desabafo sobre dias ruins, rotinas pesadas e a vontade de se isolar do mundo, trazendo beats de drill e uma entrega visceral que traduz a potência das artistas.
“Me sinto lisonjeada demais em participar do EP dessas minas. A’s Trinca é referência forte no rap feminino. Essa faixa, em especial, é a minha cara. Quando a Nay deu um salve, eu falei: ‘só se for agora!’”, compartilha Dory.
Produzido pelo selo Pela Arte Music, o EP tem assinatura de Kiko de Sousa, Matheus MxM e Marrom SNT. Este último assina “Manifesto!”, faixa emblemática que combina rimas afiadas e colagens do filme Viúva Negra, criando uma introdução cinematográfica para o EP.
“Carpe Diem surgiu de uma reflexão depois que eu tive um AVC. Ele fala sobre aproveitar a vida e cada momento. A letra só foi finalizada pouco antes da conclusão dessa obra, mas o conceito nasceu lá atrás, desde o ocorrido. O título do EP também carrega esse significado: aproveitar o momento, essa nova fase, nossas novas inspirações", revela Nay Lopes.
Com “Carpe Diem”, A’s Trinca inaugura um novo capítulo na própria história, celebrando mais de uma década de rap com autenticidade e coragem. O EP traduz a maturidade artística do grupo, une diferentes gerações e reafirma o protagonismo feminino na cena.
Mais do que um lançamento, o trabalho é um convite para viver o agora, abraçar as mudanças e se identificar com histórias que falam sobre amor, resistência e liberdade.

Créditos: Djavan Lopez
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2QUEDA DE ENERGIA
Apagão deixa Palmeira dos Índios sem energia por mais de três horas
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4ELEIÇÕES
Candidato a reeleição, Renan Calheiros declara apoio a JHC para a outra vaga do Senado em 2026
-
5FUTEBOL
Conmebol denuncia Inter por atrasar jogo com Flamengo em episódio de 'chuva' de papel picado