Cidades

Saúde promove capacitação sobre DPOC e abordagem na Atenção Primária

Evento teve como objetivo atualizar profissionais da rede municipal sobre novas ferramentas de diagnóstico

28/08/2025
Saúde promove capacitação sobre DPOC e abordagem na Atenção Primária
Evento recebe profissionais da Atenção Primária. - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quinta-feira (28), uma capacitação sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) com abordagem na Atenção Primária, com foco no diagnóstico e tratamento. O evento ocorreu em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim e buscou atualizar e qualificar os profissionais da saúde na identificação e no acompanhamento adequado dos casos.

A iniciativa da Diretoria de Atenção Especializada ocorreu no auditório da SMS (Centro) e recebeu a pneumologista Norma Suely Gomes, que palestrou sobre DPOC e sua abordagem na Atenção Primária.  A profissional apresentou o fluxo de atendimento e a importância da investigação adequada para diagnosticar e encaminhar para a especialidade, a fim de proporcionar acompanhamento. 

Entre as DPOC abordadas durante o treinamento, foram evidenciadas a bronquite crônica e enfisema pulmonar, reforçando os aspectos atuais da nova definição, ferramentas para diagnósticos e modalidades de tratamento. 

“As ferramentas disponíveis na Atenção Primária, que são a espirometria e a radiografia  torácicas, contribuem para o diagnóstico precoce, sendo métodos preventivos também. Com essas buscas ativas de sintomas conseguimos possibilitar um melhor tratamento quando encaminhamos para a especialidade”, destacou Norma Suely Gomes.

A diretora de Atenção Especializada da SMS, Janaína Calheiros, esteve no evento e fortaleceu o compromisso com a Atenção Primária em fazer uma saúde colaborativa e comprometida com à população que é à mais beneficiada com a capacitação dos profissionais.

“Essa capacitação nos permite preparar nossa equipe de linha de frente a diagnosticar de forma adequada. Além de ser um método preventivo, proporcionamos atualização dos profissionais e isso resulta em prestação de serviço de qualidade”, destacou Janaína Calheiros.