Geral
Mutirão de documentação do MDA atenderá trabalhadoras rurais em Pão de Açúcar
Ação agendada para os dias 3 a 5 de setembro contará com serviços como carteira de identidade, CadÚnico e atendimento previdenciários
Um mutirão de documentação com foco nas mulheres trabalhadoras rurais será realizado na próxima semana, na cidade de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas. De quarta-feira, dia 3, até a sexta-feira, dia 5 de setembro, órgãos municipais, estaduais e federais estarão reunidos para atender moradores de toda a região.
A ação é gratuita e ocorrerá no Centro de Empreendedorismo e Inovação, na Avenida Bráulio Cavalcante, número 666, Centro, sempre das 8h às 17h. A realização é da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Alagoas e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Durante os três dias de mutirão, as trabalhadoras rurais poderão ter acesso aos serviços de carteira de identidade, atualização do CadÚnico, carteira do idoso, Criança Feliz, CRIA, atendimento previdenciário e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que é o banco de dados para garantir a aposentadoria.
Elas também poderão ter acesso a programas ligados às atividades no campo como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
A Defensoria Pública também estará presente para facilitar a emissão dos documentos, além de orientar em questões processuais, registro de paternidade, pensão alimentícia e outras demandas.
O evento contará com recreação infantil, para que as mães possam levar as crianças, e também rodas de conversas para as participantes. As mulheres terão preferência nos serviços, mas outros públicos também poderão ser atendidos.
O mutirão conta com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, Prefeitura de Pão de Açúcar, secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária e da Mulher e Direitos Humanos, Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura, Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Alagoas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pão de Açúcar, Emater-AL, Iteral, Instituto de Identificação e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro