Geral
Festival reúne manifestações culturais e saberes tradicionais
Evento acontece amanhã e sábado em Chã Preta e Viçosa

A riqueza da cultura produzida na periferia e nos quilombos poderá ser vista amanhã (29) e sábado (30), durante o Festival Cultural Periférico Serras Quilombolas, que acontece em Chã Preta e Viçosa, O evento que está sendo promovido pelo Instituto Pedro Teixeira, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, em parceira com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Estado de Alagoas.
De acordo com a presidente do Instituto Pedro Teixeira, Josineide Bezerra, o festival visa preservar a memória e a cultura nas periferias e nos quilombos, valorizando as manifestações culturais e saberes tradicionais das comunidades. E,conscientizando as novas gerações sobre a importância de preservarem a cultura ancestral. Além de Chã Preta e Viçosa, participam também, grupos do Quilombo Muquém (União dos Palmares) e de Santana do Mundáu.
O coordenador do projeto Turismo Afro, turismólogo, Roberto Monteiro, estará participando do festival, falando sobre a importância de atividades, que visem unir cultura e turismo. “ Esse é um momento para apresentar para comunidade e os visitantes, a rica cultura alagoana e divulgar os atrativos turísticos desses municípios”, destacou.
No primeiro dia, o evento acontecerá em Chã Preta, berço do folclorista falecido, Pedro Teixeira, uma referência na cultura alagoana. A partir das 9 horas, quem for prestigiar o festival terá uma série de atrações entre elas, o lançamento de um livro em forma de cordel sobre o projeto cultural, de autoria do cordelista chã-pretense, Genis Santos, integrante da Academia de Cultura de Cajueiro, município em que reside atualmente.
As atrações prosseguem até o final da manhã, com exposição de artesanato afro-quilombola das comunidades Sabalangá, de Chã Preta) e Muquém, de União dos Palmares. E, no Espaço de Eventos da Escola Amélia Vasconcelos estará se apesentando, a banda Afro de Viçosa, o Quilombo, do grupo Flor da Serra, Maracatu Negras da Costa, o Coco de Roda e grupos de danças da escola Municipal Pequeno Príncipe, de Santana do Mundaú. E, encerrando a programação do dia, está previsto um desfile pelas principais ruas do município.
O encerramento do Festival Periférico Serras Quilombolas, acontecerá em Viçosa, município conhecido por diversas manifestações culturais. E, quem for prestigiar não irá se decepcionar, conforme destacou a presidente do Instituto Pedro Teixeira, Josineide Bezerra. A partir das 16 horas, haverá apresentações da dança Farinhada, maracatu, coco de roda, maracatu, apresentações de cartazes e textos produzidos pelos estudantes de integrantes da comunidade dos quatro municípios, que participam do projeto.
De acordo com Josineide Bezerra, o projeto não se encerra com o festival, em setembro terá continuidade em Santana do Mundaú e a culminância acontecerá em Maceió, em data que será definida.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro