Alagoas

Juceal e Fenaju entregam Comenda do Registro Mercantil a personalidades de Alagoas

Hotton Machado / Ascom Juceal 28/08/2025
Juceal e Fenaju entregam Comenda do Registro Mercantil a personalidades de Alagoas
Comenda busca homenagear autoridades, gestores e representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo que contribuíram para o fortalecimento do registro empresaral - Foto: Felipe Brasil

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) entregaram a mais alta honraria das autarquias de registro de empresas do país, a Comenda do Registro Mercantil, a personalidades de Alagoas pelos trabalhos em prol do ambiente de negócios no estado. As entregas finalizaram o dia de abertura do Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais, realizado nessa quarta-feira (27), no Hotel Jatiúca, em Maceió.

A comenda busca homenagear autoridades, gestores dos âmbitos federal, estadual e municipal, e representantes de instituições de apoio ao empreendedorismo que contribuíram para o fortalecimento do registro empresarial, a modernização das Juntas Comerciais e a evolução do ambiente de negócios no Brasil.

Nesta edição, foram homenageados o secretário-geral da Juceal, Edvaldo Maiorano; a secretária de Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, e, com uma menção honrosa, o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo.

Para o presidente da Junta Comercial de Alagoas, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, as honrarias são mais do que merecidas: “São verdadeiros profissionais, que estiveram em vários momentos da Juceal e buscaram fazer o melhor por ela. É muito bom a gente saber que contamos com pessoas assim que são realmente servidores públicos pela definição da palavra, que servem a qualquer pessoa que chega à Junta Comercial e tornaram a Juceal também referência em atendimento”.

A presidente da Fenaju e presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (Jucep), Gregória Benário também exaltou os mais novos condecorados.

“A leitura que a gente precisa ter como reflexão com relação a isto é como é bom quando nós, presidentes e vice-presidentes, por exemplo, chegamos em uma instituição e temos servidores públicos que estão de fato para ajudar aquela gestão, e Edvaldo e Carlos mostraram isso na prática. Então parabéns aos homenageados e a gente fica muito feliz por este momento”, pontuou.

Homenageados

Natural de Maceió, Edvaldo Maiorano Lima recebeu a proposta para integrar o quadro da Junta Comercial em 2007, na qual passou a gerir o setor de arquivo e digitalização. Ele foi um dos responsáveis pela mudança de paradigma da Juceal, transpassando de órgão cartorial para uma instituição focada no digital, onde coordenou a total digitalização do acervo centenário da entidade. Com o trabalho de criação de protocolos Siarco e vinculação aos processos empresariais, permitiu a busca ativas por certidões da Juceal na forma atual, criando um ambiente para acesso digital ao acervo da entidade.


Em 2015, assumiu a secretaria-geral da Juceal e se tornou o elo entre o atendimento ao público externo e a Juceal, comumente elogiado pelos clientes devido ao trabalho prestado. Ele foi um dos responsáveis pela expansão de ações da Junta Comercial, que, ao longo dos anos, alçou a entidade como referência nacional. Entre essas ações, estão a participação na implantação de unidades do Juceal Express - serviço que criava postos descentralizados de atendimento da Junta Comercial -, e a transição da entrada presencial de processos para o meio digital, colocada como obrigatória em 2021 e que revolucionou a cultura ligada ao registro alagoano de empresas.

“Um pouco surpreso com essa comenda. Primeiramente queria agradecer a Deus por participar desta família Juceal. Tive o prazer de passar por vários presidentes e queria aqui fazer referência, na ausência, de uma pessoa que foi meu professor e me ajudou muito, nosso amigo Torres. Então agradeço a todos e divido com vocês, colaboradores da Junta Comercial, todos vocês fazem parte disso aqui”, declarou.

Natural de São José da Laje, Carlos Alberto Barros de Araújo iniciou a sua trajetória na Juceal em 2011, como vogal titular representando a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). No mesmo ano, Carlos Araújo assumiu o cargo de secretário-geral e participou da transformação da Junta Comercial em uma entidade focada na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e em referência nacional, impactando diretamente na melhoria do ambiente empresarial de todo o país.

Em 2015, Carlos Araújo se tornou presidente da Junta Comercial e, em sua gestão, Alagoas firmou a sua posição como referência na Redesim. Entre outras ações que marcaram o seu mandato, estão a criação de 36 unidades descentralizadas do Juceal Express, a finalização da digitalização do acervo histórico da Junta Comercial, a implantação das consultas prévias de localização em Maceió de forma automática, a integração dos cartórios e da OAB/AL ao Portal Facilita Alagoas, e a consolidação do andamento totalmente online para o registro de empresas.

“Eu queria agradecer e dizer que todos têm a sua contribuição nisso aqui. Essa troca de informações das Juntas Comerciais é muito importante e hoje a gente vê todas elas no mesmo patamar. A gente tem uma união muito forte e hoje o trabalho é de excelência. Eu tenho um dito, que se tornou nacional, que é ‘Foca no cliente, que a solução aparece’, então se a gente resolve o problema do cliente, a gente resolve os problemas dos estados”, relatou.

O Encontro Nacional de Presidentes das Juntas Comerciais segue com agenda nesta quinta-feira (28), com visita técnica pautada no compartilhamento de informações de gestão e city tour.

O encontro conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e das empresas Vox Tecnologia, Certifica e Grupo A2 Soluções Inteligentes.