Alagoas
Trinta e quatro escolas estaduais participam da Olimpíada Brasileira Mirim de Matemática

Trinta e quatro escolas estaduais de Alagoas participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mirim (OBMEP Mirim). Em todo o estado, 91.741 estudantes – dos quais 3.661 da Rede Estadual de Ensino – se submeteram às provas aplicadas em todo o Brasil na última terça-feira (26).
Organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP Mirim visa despertar o interesse pela matemática entre estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras. Em 2025, na sua quarta edição, a olimpíada bateu recorde de inscritos, com mais de cinco milhões de estudantes de 34.980 escolas públicas e privadas de todo o país participando das provas, um crescimento de 15% em relação aos 4,4 milhões de inscritos de 2024.
Prática pedagógica fortalecida
Em Maceió, uma das unidades a aplicar a prova foi a Escola Estadual Vitorino da Rocha. De acordo com a diretora Nara Ramalho, a olimpíada está integrada ao planejamento integrado da instituição que, nos últimos anos, tem registrado bons resultados na competição.
“Ao longo do ano, trabalhamos simulados e questões de múltipla escolha com nossos alunos e a OBMEP Mirim fortalece ainda mais esta prática”, explica Nara.
Aluna do 5º ano do ensino fundamental da escola, Laura Sofia respondeu à prova e está confiante em um bom resultado. “Os professores nos prepararam bem e gostei da prova”, disse Laura.
A segunda fase da OBMEP Mirim acontece no dia 11 de novembro.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro
-
4INDENIZAÇÃO
Educafro processa Flamengo por racismo institucional e pede R$ 100 milhões em indenização
-
5VIOLÊNCIA
Mulher é resgatada após 20 dias em cárcere no Jacintinho; ex-marido e comparsa são suspeitos de tortura e estupro