Alagoas
Uneal inaugura Sala Lilás no Campus I em Arapiraca

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) inaugurou, nesta quarta-feira (27), a primeira Sala Lilás de uma universidade pública no estado. O equipamento está instalado no Campus I da instituição, em Arapiraca, e visa ao atendimento de mulheres em situação de violência.
Além do acolhimento, serão prestados os serviços de atendimento psicológico, de assistência social e jurídica para estudantes, docentes, terceirizadas e técnica-administrativas da Uneal. Também serão realizadas ações preventivas e extensionistas na unidade.

“Nossa Sala tem um papel fundamental que é o de manter viva essa discussão na comunidade acadêmica da Universidade. Nós estamos formando cidadãos com esta consciência de combate à violência contra mulher e que serão multiplicadores desta causa tão nobre”, frisou o vice-reitor e coordenador do projeto, Anderson Barros.
A Sala Lilás estará aberta para receber a todas de segunda a sexta, das 9h às 11h; das 14h às 16h e das 18h às 20h, em parceria com o Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
A secretária de Políticas para a Mulher de Arapiraca, Paula Tainá, frisou a importância de ter uma Sala Lilás em um ambiente neutro, como a Universidade diante dos dados alarmantes desse tipo de violência. “O Brasil atualmente está caminhando, infelizmente, para ocupar o quarto lugar entre os países que mais se matam mulheres no mundo. Tenho certeza de que a Sala Lilás será um marco aqui no nosso município”, afirmou.

A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, colocou a estrutura do estado à disposição e frisou a importância da expansão da rede de Salas Lilás. “Toda universidade é um lugar de acolhimento, de formação, mas também um lugar de cidadania”, disse.
“Este é um espaço que a gente preparou com muito carinho para que possamos acolher as mulheres que precisam de apoio psicológico, jurídico, de assistência social. Agradeço todas as parcerias: a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, a Patrulha Maria da Penha. É um projeto que envolverá várias parcerias e todas são bem-vindas para que a nossa Universidade possa abrir cada vez mais as portas para quem necessita desses serviços”, ratificou o reitor da Uneal, Odilon Máximo.

Estiveram presentes à solenidade, a pró-reitora de Desenvolvimento Humano, professora Lilian Nunes; o diretor do Campus I, professor Marcos Alexandre; a coordenadora do Curso de Direito do Campus I e do Núcleo de Prática Jurídica, professora Maryny Alves, a representante da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas, Sargento Aline Lima.
A abertura do evento teve a participação musical do Sargento Ronnie Peterson, da 3ª Seção do Centro Musical da Polícia Militar de Alagoas.
Mais lidas
-
1CADEIA NELES
Caso Gabriel: Ministério Público de Alagoas denuncia policiais por homicídio doloso e fraude processual
-
2SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
3SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
4POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
5LOTERIA
Aposta de Delmiro Gouveia fatura quina da Mega-Sena; prêmio principal saiu para o Rio de Janeiro