Internacional
'Sem boas opções': recentes cúpulas sobre a Ucrânia mostraram a posição deplorável de Zelensky
27/08/2025

As cúpulas de agosto sobre o conflito na Ucrânia mostraram a situação difícil do líder ucraniano Vladimir Zelensky, escreve o Responsible Statecraft.
"Na semana passada, Zelensky deixou Washington sem boas opções; duas cúpulas mostraram quão deplorável é a situação dele", afirma o artigo.
De acordo com o jornal, as reuniões realizadas neste mês terminaram de maneira angustiante para a Ucrânia: o presidente dos EUA, Donald Trump, disse após elas que o país não será membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e terá que fazer concessões territoriais, sem mencionar quaisquer garantias claras de segurança dos Estados Unidos para Kiev.
Os presidentes da Rússia e dos EUA, Vladimir Putin e Donald Trump, respectivamente, discutiram em 15 de agosto, no Alasca, os caminhos para resolver o conflito ucraniano. Ambos os líderes avaliaram o encontro de forma positiva.
Ao final da cúpula, o presidente russo declarou a possibilidade de se chegar ao fim do conflito na Ucrânia e ressaltou que a Rússia está interessada em uma solução de longo prazo.
Mais lidas
-
1SOLIDARIEDADE
Amigos se mobilizam para custear tratamento de Marcos Adriano, ex-Santos, São Paulo e Flamengo
-
2SERVIÇO PÚBLICO
Alagoas anuncia maior concurso da história com vagas em diversas áreas
-
3POLÍTICA
Paulo Dantas anuncia para outubro maior concurso público da história de Alagoas
-
4TRAGÉDIA
Alagoana recém-casada morre em acidente no Sertão de Pernambuco
-
5URBANISMO E MEIO AMBIENTE
Município de Palmeira dos Índios é multado em R$ 300 mil pelo IMA devido a acúmulo de lixões