Alagoas

Arenas Temáticas conectam público e conhecimento científico na Sinpete 2025

Iniciativa integra ciência, tecnologia e cultura para despertar curiosidade e novas vocações

Sinara Beserra - Estudantes de jornalismo (Ascom/Sinpete) 18/08/2025
Arenas Temáticas conectam público e conhecimento científico na Sinpete 2025
Coordenadores das arenas temáticas se reuniram para alinhar e compartilhar propostas para o evento

A Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica – Sinpete 2025 reúne diversas atividades e experiências interativas ao longo de todo o evento. Entre os destaques estão as Arenas Temáticas, que são espaços de divulgação científica que conectam diferentes áreas do conhecimento para proporcionar experiências únicas ao público.

Nessas arenas, o público explora ciência e tecnologia por meio de exposições, mostras interativas, atividades culturais, vivências imersivas e práticas como oficinas, jogos e experimentos. Essas ações aproximam ciência, inovação e cultura, fortalecendo o vínculo entre escolas da educação básica e a comunidade acadêmica.

Em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2025 terá como foco “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a Sinpete adotará o tema “Oceano, Ciência & Sociedade”. A proposta conecta conhecimento científico, preservação dos recursos hídricos e engajamento social para enfrentar os desafios climáticos.

As Arenas são planejadas para receber pessoas de todas as idades e perfis. Nesta edição, as atividades contemplam crianças, adolescentes, adultos e idosos, com conteúdos pensados para estimular a curiosidade, a criatividade e o interesse por novas vocações. A programação será conduzida por professores, estudantes e pesquisadores da Ufal e do Ifal, além de representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), do Instituto do Meio Ambiente, do Conselho Regional de Química e da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (SEMED).

Para a coordenadora da Semana Sinpete, professora Jadriane Xavier, “as Arenas Temáticas são os pontos de encontro entre o saber e a vivência. Elas transformam conceitos científicos e tecnológicos em algo acessível, palpável, presente no dia a dia das pessoas. É um espaço ideal de popularização e divulgação de ciência e tecnologia para estudantes da educação básica e a comunidade.”

No início de agosto, os coordenadores das Arenas Temáticas se reuniram para alinhar e compartilhar propostas para o evento. Segundo Jadriane, “o Sinpete 2025 será ainda maior que o de 2024, com mais experiências, descobertas e interatividade. Como novidade, teremos ações sociais em parceria com as Forças Armadas, além de atividades pré-Sinpete, como visitas ao Museu do Exército e ao imponente Navio Cisne Branco, da Marinha.”

Promovida desde 2022 pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Semana Sinpete conta, neste ano, com a coexecução do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A organização é da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), em consonância com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT).

Sua abrangência e impacto têm colocado a Sinpete entre os maiores eventos de divulgação científica de Alagoas. Conta com o apoio de instituições como CNPq, FNDCT, MCTI, Capes, IMA, Fapeal, Seduc-AL, Marinha do Brasil e Exército Brasileiro. Internamente, a mobilização envolve cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da Ufal e Ifal. Externamente, participam as secretarias de educação das redes estadual e municipal, além de escolas privadas.