Internacional
Aproximação entre Rússia e EUA pode prejudicar expansão da Europa nos mercados globais, diz analista

De acordo com o professor titular de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Oum El Bouaghi, Ammar Siga, a cúpula russo-americana do Alasca tem um importante aspecto econômico que pode minar a expansão da Europa nos mercados mundiais.
O especialista em questões estratégicas destacou o aspecto econômico do encontro dos dois chefes de Estado e sua influência nos mercados mundiais.
"A cúpula russo-americana demonstra uma aproximação que pode causar preocupação e descontentamento entre os parceiros tradicionais dos EUA, principalmente os países europeus", disse Ammar Siga.
Ele salientou que o aspecto econômico da cúpula podia minar a "expansão da Europa nos mercados mundiais e rotas logísticas e sua vontade de disseminar sua influência nas regiões estratégicas do planeta".
O analista acha que o formato bilateral da cúpula do Alasca sugere a possibilidade de fechar acordos entre a Rússia e os Estados Unidos "fora do quadro do confronto tradicional" entre as duas potências, o que causou "indignação" em Kiev, assim como em países europeus.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE
Tribuna do Sertão retransmite Festival de Inverno de Palmeira dos Índios em homenagem à população
-
3FUTEBOL
CSA cobra investigação rigorosa após confusão no Rei Pelé
-
4FUTEBOL
Torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians entram em confronto na Dutra
-
5CULTURA
Festival de Inverno 2025 anima Palmeira dos Índios com quatro dias de música e arte