Internacional
Bolívia terá segundo turno inédito para presidente
Internacional, Eleições, Bolívia, Presidência

Pela primeira vez, a Bolívia terá segundo turno para presidente, eleição marcada para 19 de outubro. Com mais de 90% dos votos apurados, o senador Rodrigo Paz Pereira e o ex-presidente Jorge "Tuto" Quiroga disputarão o segundo turno. Os resultados preliminares são do Tribunal Supremo Eleitoral.


Ex-presidente da Bolívia em 2001 e 2002, “Tuto” Quiroga, de 65 anos, é considerado de uma direita mais radical. Já a surpresa nas eleições, Rodrigo Paz Pereira, de 57 anos, é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, e se apresenta como alternativa de centro. Em nenhum momento, ele foi apontado como favorito nas pesquisas.
O favorito era o empresário e candidato da oposição Samuel Doria Medina, que terminou em terceiro lugar na apuração e prometeu apoiar o candidato Rodrigo Paz Pereira.
Além do novo presidente do país, os bolivianos foram às urnas, nesse domingo (17), também para renovar o Parlamento de 130 deputados e 36 senadores para o próximo mandato de cinco anos.
Também de forma inédita o Movimento ao Socialismo de Evo Morales, que lidera o país desde 2006 ficou de fora da disputa presidencial. Esse fato representa o fim do ciclo de governos de esquerda no país sul-americano que já dura 19 anos.
Atualmente a Presidência é ocupada por Luís Arce, que fica no poder até novembro.
1:41
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2COMUNICAÇÃO INDEPENDENTE
Tribuna do Sertão retransmite Festival de Inverno de Palmeira dos Índios em homenagem à população
-
3FUTEBOL
CSA cobra investigação rigorosa após confusão no Rei Pelé
-
4FUTEBOL
Torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians entram em confronto na Dutra
-
5CULTURA
Festival de Inverno 2025 anima Palmeira dos Índios com quatro dias de música e arte