Economia

FSB frustra nova tentativa da inteligência ucraniana de detonar bomba na ponte da Crimeia

Por Sputinik Brasil 18/08/2025
FSB frustra nova tentativa da inteligência ucraniana de detonar bomba na ponte da Crimeia
Foto: © Sputnik / Konstantin Mikhalchevsky

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo) afirmou ter impedido um ataque à ponte da Crimeia, planejado por serviços de inteligência ucranianos. A bomba de alta potência estava escondida em um carro que seria conduzido por um homem-bomba desavisado.

O FSB afirmou ter frustrado mais uma tentativa dos serviços de inteligência ucranianos de detonar uma bomba de alta potência na ponte da Crimeia, plantada em um carro que seria dirigido por um homem-bomba desavisado. Segundo os agentes, todos os envolvidos na importação do dispositivo explosivo improvisado para a Rússia foram detidos.

"O Serviço Federal de Segurança da Rússia frustrou mais uma tentativa dos serviços secretos ucranianos de cometer um ataque terrorista na ponte da Crimeia usando um carro carregado de explosivos. Foi estabelecido que o carro com o dispositivo explosivo caseiro de alta potência chegou à Rússia vindo da Ucrânia em trânsito por vários países. Ele cruzou a fronteira russo-georgiana no posto de controle internacional Verkhniy Lars, na República da Ossétia do Norte-Alânia, e deveria seguir para o região de Krasnodar em um caminhão de transporte conduzido por um motorista particular", diz o comunicado.

De acordo com o FSB, o carro com a bomba teria sido posteriormente entregue a outro motorista — o plano era ele conduzir o veículo pela Ponte da Crimeia "e se tornar um homem-bomba involuntário, que Kiev planejava usar sem o seu conhecimento.

"Apesar de todos os truques dos terroristas ucranianos, os agentes do FSB conseguiram descobrir rapidamente seus planos, identificar e desarmar o dispositivo explosivo, cuidadosamente disfarçado em um Chevrolet Volt, e também deter todas as pessoas envolvidas em sua entrega ao nosso país", diz o comunicado.