Cidades
"Através do Centro Pop consegui me livrar do vício", disse ex-assistido pelo equipamento
Francisco Barbosa venceu a dependência química e construiu uma nova vida

"Sou muito agradecido ao Centro Pop, aos profissionais e aos serviços que são ofertados porque foi através disso que encontrei um meio de me livrar do vício da bebida, dependência química. Hoje tenho uma vida completamente transformada, uma família linda, me tornei mestre de obras e por onde passo incentivo as pessoas de que é possível ter um recomeço, só basta aceitar e querer ter a vida transformada", disse Francisco Barbosa, ex-assistido do Centro Pop 2.
Barbosa deu entrada nos serviços do Centro Especializado em Pessoas em Situação de Rua num período conturbado de sua vida. Desacreditado no mergulho do vício do álcool e dependência química, viveu o luto em ter sua vida tomada por suas vontades. No entanto, diante de todas as dificuldades, Francisco decidiu recomeçar, mesmo ferido.
"Todo apoio foi muito necessário para a mudança, o médico, psicológico e acima de tudo: o humano. Hoje eu mudei de vida graças a isso e essa é a mensagem que passo para todas as pessoas que encontro nessa situação, de que os profissionais da Assistência Social estão ali para ajudar a mudar a vida de todos, e que não aceitem o comodismo", ressaltou.
Após aceitar o encaminhamento para tratamento, foi em busca de emprego e hoje se tornou mestre de obras na cidade da Barra de São Miguel, litoral sul de Alagoas. Francisco não conseguiu somente um emprego, mas sim um recomeço com novas oportunidades, de volta à sua família e com a esperança reestabelecida de que sempre é possível vencer suas lutas.
A psicóloga Thianna Sophia do Centro Pop 2 acompanhou de perto a evolução de Francisco e relata com muita emoção, o poder da política de Assistência Social na vida das pessoas.

"Foi um grande presente receber essa visita tão inesperada e satisfatória. Há um tempo não tinha mais notícias dele, e de repente o recebemos para ouvir essa colheita resumida de muito esforço, dedicação e resiliência. O trabalho que fazemos com pessoas em situação de rua é muito nobre, é enxergar além das possibilidades e ser ponte para gerar oportunidades de recomeço" contou.
Centro Pop
Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua. Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Deve promover o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação.
O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.
Onde funciona?
Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002, Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931;
Centro Pop II - Travessa Calabar, n° 90, Prado. Telefone: (82) 3312-5932;
Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2APOSTAS
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 55 milhões
-
3POLÍCIA
Homem é executado a tiros enquanto seguia para o trabalho em Craíbas
-
4DESAPARECIMENTO
Filha de ex-prefeito de Porto Calvo é encontrada após passar noite na rua em Maceió
-
5AMEAÇA
Mãe denuncia madrasta que ameaçou jogar criança de 7 anos pela janela em Pouso Alegre - MG