Alagoas

Polícia Civil de Alagoas promove 2ª edição de curso sobre extração e análise de dados digitais

Larissa Wilson / Ascom PCAL 15/08/2025
Polícia Civil de Alagoas promove 2ª edição de curso sobre extração e análise de dados digitais
Após o sucesso da primeira edição, a formação retorna para capacitar delegados, agentes e escrivães - Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Escola Superior de Polícia Civil, encerrou, nesta sexta-feira, a 2ª Edição do Curso de Extração e Análise de Dados IPED e Ávila Forensics. Após o sucesso da primeira edição, a formação retorna para capacitar delegados, agentes e escrivães no uso de tecnologias de ponta aplicadas à investigação criminal, com foco na extração, organização e interpretação de dados digitais, ferramentas indispensáveis no combate aos crimes modernos, especialmente os virtuais.

 

Sob a coordenação da agente de polícia Marlize Lopes, chefe do Núcleo de Aperfeiçoamento Policial Investigativo, o curso conta com a experiência dos delegados José Carlos André dos Santos, idealizador da capacitação e especialista em crimes cibernéticos, corrupção e crime organizado; e Dalberth Pinheiro, titular da Delegacia de Estelionatos, que participou como aluno na primeira turma e agora compartilha seu conhecimento prático com os colegas.

 

O delegado José Carlos André dos Santos, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), ressaltou que a especialização é fundamental no cenário atual.

 

“Hoje, a evidência digital é primordial nas investigações, muitas vezes armazenada em celulares, computadores e outros dispositivos. O domínio de ferramentas como o Ávila Forensics e o IPED garante qualidade, agilidade e preservação da cadeia de custódia, fortalecendo a investigação criminal e a persecução penal”.

 

Já o delegado Dalberth Pinheiro destacou que a iniciativa fortalece não apenas a estrutura tecnológica, mas também o preparo humano da instituição.

 

“A Escola Superior da Polícia Civil realiza mais uma edição do curso de extração e análise de dados, uma iniciativa essencial para a corporação. Não se trata apenas de adquirir armamentos, mas também de investir em tecnologia e na capacitação dos policiais. Essas ferramentas potencializam as investigações e permitem concluir casos de forma mais rápida e precisa”.