Internacional

Turista é preso por furtar pedras de Pompeia como souvenirs

Escocês foi denunciado por guia após colocar itens em mochila

Redação ANSA 14/08/2025
Turista é preso por furtar pedras de Pompeia como souvenirs
Pedras foram recuperadas após prisão - Foto: ANSA

Um turista escocês de 51 anos foi flagrado furtando pedras do Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, para levá-las para casa como lembrança da viagem, informaram as autoridades locais nesta quinta-feira (14).

O homem, cuja identidade não foi revelada, foi visto pelo guia turístico colocando na mochila cinco pedras e um fragmento de tijolo da cidade, que foi soterrada por uma erupção do Vesúvio em 79 d.C.

O incidente ocorreu na noite da última quarta-feira (13) e o turista foi detido graças ao "excelente trabalho em equipe" entre o guia turístico, funcionários do parque e carabineiros da unidade permanente de escavações.

Segundo a reconstrução, o guia acompanhava alguns estrangeiros pela domus de Pompeia, quando notou o cidadão recolhendo pedaços de calçada de uma das ruas da cidade antiga. Ele pegou vários e colocou os "souvenirs" em sua mochila.

Na mesma hora, o líder do grupo visitante notificou a administração do parque arqueológico e a força de segurança na Piazza Esedra e descreveu a roupa que o escocês usava. Então, os agentes o encontram logo em seguida, do lado de fora das escavações, e o denunciaram por furto qualificado.

Os itens coletados foram recuperados e devolvidos. "Parabéns e agradecimentos ao atencioso guia turístico, aos nossos excelentes zeladores e equipe de segurança, e aos Carabinieri por este esforço colaborativo para proteger nosso patrimônio", celebrou o diretor do Parque Arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel.