Cidades
Indicadores de saúde na Atenção Primária em Penedo são positivos

Os governos federal e estadual realizaram o Seminário da Atenção Primária à Saúde, em Maceió, durante esta semana, programação que incluiu apresentação de resultados sobre serviços oferecidos à população nos 102 municípios alagoanos.
Dados do e-SUS e do Sistema de Informação em Atenção Primária à Saúde (Siaps) coletados até julho deste ano mostram que o trabalho da administração Ronaldo Lopes/Valdinho atende as necessidades da população.
A promoção de Mais Acesso à Atenção Primária em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é ótima, o mais alto patamar na escala com quatro níveis (regular, suficiente, bom e ótimo).
De acordo com o Ministério da Saúde, o indicador Mais Acesso à Atenção Primária em Saúde (APS) refere-se a iniciativas que visam garantir que mais pessoas tenham serviços de saúde oferecidos nos postos de saúde, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso inclui ampliar a oferta de serviços, reduzir filas e tempo de espera, e garantir a integralidade do cuidado.

Nos quesitos Cuidado com a Pessoa com Hipertensão e em quatro de cinco atendimentos em Odontologia, o trabalho da pasta administrada por Waninna Mendonça também tem a melhor avaliação, ou seja, são ótimos.
Já o nível bom nos indicadores da Atenção Primária à Saúde em Penedo é referente aos cuidados com a população idosa e pessoa diabética, assim como para gestantes e puérperas.
Penedo é 1º lugar em indicadores do Previne Brasil
O evento que também promoveu debates sobre os avanços e desafios destacou ainda os novos indicadores de saúde e contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça; da Diretora da Atenção Primária da SMS, Monike Damasceno; e do Diretor de Saúde Bucal, Alcides Andrade de Alencar Júnior.

Para Waninna Mendonça, o evento foi fundamental para o fortalecimento da Atenção Primária em Penedo.
“Participar deste seminário é reafirmar o compromisso assumido por Ronaldo Lopes com uma Atenção Primária forte, humana e resolutiva. Ver o nosso município entre os melhores indicadores do estado é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade para seguir avançando. Cada dado positivo representa o cuidado diário das nossas equipes com a população, e eventos como este nos permitem trocar experiências, atualizar conhecimentos e fortalecer ainda mais nossas estratégias de saúde. Nosso objetivo é claro: oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e acessível para todos os penedenses”, declarou Waninna.
Para Monike Damasceno, o seminário “nos faz aperfeiçoar e levar mais conhecimentos para as nossas equipes da Atenção Primária, ampliando todos os cuidado com os usuários, capacitando ainda mais os nossos profissionais e, assim, atingir os melhores indicadores”.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
5BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão