Geral
Dia da Gestante (15/08): 3 dicas sobre como cuidar dos itens do enxoval antes e depois do nascimento do bebê
Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, mostra como higienizar as peças durante a gestação e nos primeiros anos do pequeno

São Paulo (SP), agosto de 2025: Uma das partes mais especiais e alegres da gravidez é a preparação do enxoval. Essa fase, repleta de expectativas e ansiedade por parte dos pais, exige organização e cuidados especiais para a chegada do bebê, que ajudam a preservar a saúde da criança após o nascimento. Pensando nisso, Marinês Cassiano, especialista têxtil da 5àsec, dá dicas sobre como armazenar e higienizar as peças antes do nascimento.
Quais são os cuidados necessários antes do nascimento?
Após a compra das peças, como as roupinhas, sapatinhos, toalhas, cobertores e paninhos de boca, que estarão em contato direto com a pele do bebê, é necessária a higienização correta dos itens. Como o recém-nascido possui a pele e o sistema respiratório muito sensível, é importante evitar produtos químicos com cheiro muito forte, como água sanitária ou amaciante, para não causar alergias. Os cuidados com a limpeza também se estendem aos brinquedos e bichinhos de pelúcia, para evitar ácaros e fungos que também são prejudiciais à saúde. Além da higienização, uma orientação importante é cortar as etiquetas, que podem causar coceira ou desconforto nas crianças, devido ao tamanho e material.
Quais são os cuidados necessários depois do nascimento?
Depois do nascimento, as roupas podem ser lavadas semanalmente, ou quando sujarem. Uma dica importante é nunca efetuar a lavagem junto com as roupas de adulto, já que os produtos utilizados devem ser suaves, voltados para bebê. Além disso, itens como kit berço e até mesmo capaz de colchão ou sofá podem ser lavados quinzenalmente em uma lavanderia especializada, que tem expertise em técnicas de limpeza e produtos para não danificarem estes materiais.
Muitas vezes, as roupas que são compradas no enxoval ou presenteadas por amigos e familiares no chá de bebê são maiores que o tamanho ou idade da criança. Por isso, não é necessário higienizar todos de uma vez só. Nesse caso, vale a pena armazenar as peças corretamente, em local separado daquelas que estão em uso, em sacos de TNT, que ajudam a proteger o tecido de poeira e outras sujidades. Assim, o ideal é armazenar em um local seco e arejado para manter a peça limpa e aumentar a durabilidade. Quando os itens servirem, basta higienizar corretamente para o uso.
E depois da fase de recém-nascido?
Depois da fase em que o bebê já pode sair de casa, uma dúvida recorrente é sobre a limpeza dos estofados que compõem o bebê conforto, cadeira para o carro e carrinho de passeio. Alguns deles são removíveis e devem ser lavados mensalmente, para evitar o acúmulo de poeira e sujeira do dia a dia. “Já no caso daqueles que não podem ser retirados ou dos colchões, principalmente quando a criança está em época de desfralde, já que pode haver o vazamento de urina, é possível contratar uma lavanderia especializada, como é o caso da 5àsec, que realize o serviço de limpeza de estofados e colchões, para que o item permaneça sempre limpo, contribuindo para desenvolvimento saudável dos pequenos”, finaliza Marinês Cassiano.
Mais lidas
-
1ARSAL ANUNCIA
Águas do Sertão cobrará aumento na conta a partir de 11 de setembro; veja a lista dos municípios
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3COMUNICAÇÃO
Fernando Collor encerra negociações para venda da TV Gazeta a grupo mineiro, revela portal
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vereadores esvaziam sessão e evitam votação de requerimento que cobrava fiscalização sobre o IGPS
-
5BOXE
Morre segundo pugilista em decorrência de lesão cerebral após evento de boxe no Japão