Cidades

Vida Nova na Sua Casa: Prefeitura de Coruripe e Governo de Alagoas iniciam melhorias em 300 moradias

Leila Cristhina 14/08/2025
Vida Nova na Sua Casa: Prefeitura de Coruripe e Governo de Alagoas iniciam melhorias em 300 moradias
Foto: Secretaria de Gestão de Convênios e Projetos Arquitetônicos

A Prefeitura de Coruripe, em parceria com o Governo de Alagoas, está realizando o programa Vida Nova na Sua Casa para melhorar as condições de moradia de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é garantir mais qualidade de vida, segurança e dignidade para os moradores.

A iniciativa começou pelo bairro Gonçalo Argolo e depois segue para outras localidades num processo bem estruturado. Joelson Dias, engenheiro civil e servidor municipal que fiscaliza a obra pela prefeitura, explicou o funcionamento: "O programa tem início com um diagnóstico social que serve como o ponto de partida para todo o processo. Esta etapa é crucial para entender o contexto de cada morador, suas vulnerabilidades e prioridades, assegurando que o programa seja direcionado a quem mais precisa".

Ele detalha que, após o diagnóstico social, uma equipe técnica visita às residências para identificar problemas como rachaduras e infiltrações. "Durante essa análise, as necessidades específicas dos moradores também são levadas em conta, criando um plano de melhorias que une o diagnóstico técnico com as demandas da família", acrescenta Dias.

O programa oferece uma gama de serviços, incluindo a melhoria do telhado, com a troca de madeira e da fiação elétrica. As obras também abrangem a melhoria do piso, do banheiro, com a instalação ou troca de vaso sanitário e pia, além de reboco nos cômodos e pintura da fachada das residências.

O programa prevê a melhoria de 300 casas. Uma construtora é a responsável por executar as obras, fiscalizadas pela equipe técnica do programa para garantir que tudo seja feito com a qualidade necessária.

Uma das beneficiadas é Lucilvânia Santos, que mora no bairro Gonçalo Argolo com seus filhos. Ela conta que, devido a dificuldades financeiras, nunca conseguiu fazer os ajustes que a casa precisava. "A prefeitura e a equipe do programa vieram e reconheceram o que precisava de ajuste. Foi feito reboco, pintura, o piso do quintal... Para mim foi muito importante, pois deixou nossa casinha segura e confortável", comentou.