Geral

Zezé Motta receberá título de Doutora Honoris Causa pela UENF, dia 19 de agosto, na abertura do I Festival Internacional Goitacá de Cinema

Nascida em Campos, Zezé Motta será a primeira personalidade a receber o título de Doutora Honoris Causa da UENF

14/08/2025
Zezé Motta receberá título de Doutora Honoris Causa pela UENF, dia 19 de agosto, na abertura do I Festival Internacional Goitacá de Cinema
Foto: Divulgação

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que acontece de 19 a 24 de agosto em Campos dos Goytacazes, será palco de uma homenagem histórica: a atriz e cantora Zezé Motta, nascida na cidade, receberá o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A cerimônia ocorrerá durante a abertura do festival, dia 19 de agosto, a partir das 18h, no Centro de Convenções da UENF, celebrando a trajetória da artista que é referência no cinema, na música e na luta pela valorização da cultura afro-brasileira. Zezé Mota é a primeira personalidade a receber este título na universidade.



A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário da UENF, reconhece a importância de Zezé como símbolo de resistência, talento e representatividade. Emocionada com o anúncio, a artista declarou: “Este título é mais do que um reconhecimento à minha carreira; é um abraço afetuoso da minha terra natal. Voltar a Campos para receber essa homenagem, justamente em um festival que leva o nome da cidade para o mundo, é um presente que guardarei para sempre”.



Para o diretor-geral do festival, Fernando Sousa, o momento carrega um significado especial: “Homenagear Zezé Motta é celebrar a força transformadora da arte e do audiovisual. Sua trajetória inspira novas gerações e traduz o espírito do nosso festival, que busca preservar memórias, formar novos talentos e colocar Campos no mapa do cinema nacional e internacional.”



A entrega do título de Doutora Honoris Causa a Zezé Motta representa um marco na história da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A honraria simboliza o reconhecimento de trajetórias que se destacam não apenas pela excelência artística, mas também pelo compromisso com a promoção da cultura, da diversidade e da justiça social.



“A concessão do título de Doutora Honoris Causa a Zezé Motta reflete o compromisso da UENF com a valorização de figuras que, através de suas obras e ações, contribuem significativamente para o enriquecimento cultural e a promoção da justiça social. Zezé Motta representa os valores de excelência, integridade e dedicação que nossa universidade preza e promove” — disse a reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues.



O Festival Goitacá exibirá 65 filmes nacionais e internacionais, divididos em mostras temáticas como a Mostra Zezé Motta, dedicada a obras que abordam diversidade de raça e gênero, além da Mostra Olhares da Planície, Mostra Kbrunquinho (voltada ao público infantil), e as mostras competitivas nacional e internacional. A programação conta ainda com oficinas gratuitas no Programa de Formação, o Cine Market Goitacá — espaço para negócios e networking — e ativações culturais e turísticas na região.



O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial do Porto do Açu, Ferroport, Águas do Paraíba e Embratur. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). O Projeto conta com parceria institucional da Prefeitura de Campos e Secretária Municipal de Turismo, Prefeitura de São João da Barra e Sebrae. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Unimed Campos, Comfort Hotel, Trevo Limpeza, Petra Arquitetura e Rangel Azevedo Advocacia e Consultoria. O projeto tem parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria, Diretoria de Cultura da UENF, do Projeto Caminhos de Barro, do Centro de Ciências do Homem (CCH), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e Maple Bear. Parceria comercial da Acesso Total e Associação Comercial e Industrial Campos (ACIC). A Mídia Oficial é a Folha da Manhã e InterTV. E Parceria de Mídia do Canal Curta.



SERVIÇO:

I Festival Internacional Goitacá de Cinema

De 19 a 24 de agosto de 2025

Mais informações: www.instagram.com/festivalgoitaca



Sobre a Quiprocó Filmes:

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.



Siga a Quiprocó Filmes:

Instagram: https://www.instagram.com/quip... o Festival Goitacá de Cinema:

Instagram: https://www.instagram.com/festivalgoitaca/