Alagoas

SSP apresenta boas práticas de gestão de recursos em workshop nacional, em Brasília

Alkeline Matias/Ascom SSP-AL 14/08/2025
SSP apresenta boas práticas de gestão de recursos em workshop nacional, em Brasília
Tenente-coronel Jobasine Barbosa durante apresentação em Brasília - Foto: Ascom SSP-AL

Uma comitiva da Assessoria Especial do Fundo Especial de Segurança Pública (Funesp-AL), da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), está participando do III Workshop de Gestão e Execução das Transferências Obrigatórias do Fundo Nacional de Segurança Pública, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.


O evento teve início no último dia 13 e segue até esta sexta-feira (15). Durante a programação, a SSP-AL apresentou palestra sobre as boas práticas adotadas no Estado para otimizar a aplicação dos recursos, com o tema: “Utilização do Sistema de Registro de Preços e do Método Construtivo Modular Fast Flex para Construção de Edificações de Segurança Pública com Recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública”.


O assessor especial do Funesp-AL, tenente-coronel Jobasine Barbosa, destacou a importância de Alagoas compartilhar suas experiências no cenário nacional. “A participação da SSP-AL neste workshop é fundamental para que possamos trocar conhecimentos, apresentar soluções inovadoras e conhecer estratégias de outros estados. Essa integração fortalece a gestão dos recursos e garante que cada investimento realmente se traduza em melhorias para a segurança pública”, afirmou.


Além do tenente-coronel Jobasine, a comitiva alagoana é formada pelo chefe de Gestão Documental, major Luciano Batinga; pela assessora técnica de Prestação de Contas, Mayana Barbosa; e pela chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP e coordenadora da área temática Melhoria da Qualidade de Vida dos Profissionais de Segurança Pública, major Leidiane Silva.




A capacitação oferece painéis temáticos e oficinas práticas, com foco no fortalecimento das competências técnicas para a correta utilização dos recursos na modalidade “fundo a fundo”, em conformidade com as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). O encontro reúne 140 gestores dos fundos estaduais e do Distrito Federal, representando as 27 unidades da Federação.


O objetivo é aprimorar a gestão, a governança e a execução dos recursos destinados à segurança pública, garantindo mais eficiência e transparência na aplicação dos investimentos.