Cidades
Capitania dos Portos de Alagoas leva serviços essenciais a pescadores de Coruripe
Projeto "Capitania Itinerante" oferece regularização de embarcações e documentos, além de ação de limpeza de praias

A Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), em parceria com a Prefeitura de Coruripe, está realizando o projeto "Capitania Itinerante" para levar serviços essenciais a pescadores, aquaviários e proprietários de embarcações. A ação, que acontece de 5 a 7 de agosto, visa atender a comunidade local que mora longe da capital, Maceió, facilitando a regularização de documentos e embarcações.
O evento foi aberto na manhã da terça-feira (5), no auditório da Câmara de Vereadores, com a presença de secretários municipais, vereadores, associações de pesca, pescadores, Colônia Z9 e Z10, marisqueiras, proprietários de embarcações e aquaviários. Na ocasião, o Comandante Garcia, Capitão de Fragata da Capitania, proferiu uma palestra sobre a segurança da navegação e os desafios da autoridade marítima.
A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Turismo e Ordenamento Público, Indústria, Comércio e Economia Solidária e Meio Ambiente.
Segundo o Comandante Garcia, o projeto é uma oportunidade de regularizar embarcações e renovar a documentação de pescadores. "Estamos em Coruripe para privilegiar os pescadores da região, que talvez seja o maior reduto de pescadores do litoral sul de Alagoas", explicou. Ele destacou, ainda, que o projeto se encerrará com uma ação ambiental, reforçando a importância da preservação.
José Edson (Edinho), secretário de Turismo e Ordenamento Público, ressaltou a importância da ação para a comunidade. "Essa ação vai facilitar a todos os envolvidos nessa política pública para que fiquem com a documentação certinha e tirem suas dúvidas", afirmou.
A secretária de Meio Ambiente, Luana, também comentou sobre o projeto. Ela frisou a importância do evento, destacando que os pescadores têm um papel fundamental na preservação ambiental, tanto no mar quanto na manutenção de ecossistemas como o manguezal.
Atendimento e serviços oferecidos
Nos dias 6 e 7, os atendimentos serão realizados na Colônia de Pescadores Z10, no Pontal de Coruripe, nos seguintes horários:
• Manhã: das 8h30 às 11h30
• Tarde: das 13h15 às 16h
Durante o evento, a população pode acessar serviços como:
• Inscrição e renovação da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR): documento essencial que registra o histórico profissional do aquaviário.
• Regularização de embarcações e documentos de aquaviários.
O projeto será encerrado na quinta-feira (7) com uma ação de limpeza das praias, reforçando o compromisso da Capitania e da Prefeitura com a preservação ambiental.
Anselmo Castro, conhecido como "Baixinho", que veio acompanhado de pescadores de Miaí de Cima, Miaí de Baixo e Bebedouro, ressaltou a importância da iniciativa. "Esse projeto é indispensável para a nossa sobrevivência no mar, que é o nosso ganha-pão. É uma ação de muito valor, essencial para a nossa segurança na navegação e para a conscientização da importância de estarmos regulares com a Capitania", comentou.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2FUTEBOL
Campeão mundial de Futebol pelo São Paulo é acolhido em clínica para tratamento de alcoolismo
-
3MEIO AMBIENTE
IMA lança Selo Alagoas pelo Clima e reforça compromisso com a descarbonização no estado
-
4DESPEDIDA
Quebrangulo se despede de Marcelo Lima, ex-prefeito vítima de afogamento no Rio Paraíba
-
5TRAGÉDIA DA BRASK EM MACEIÓ
Defensoria Pública de Alagoas promove esvaziamento do Núcleo de Proteção Coletiva que atuava contra a Braskem