Geral

Inclusão e cidadania: ações itinerantes do TRE-AL já atenderam quase 6 mil pessoas em menos de dois anos

05/08/2025
Inclusão e cidadania: ações itinerantes do TRE-AL já atenderam quase 6 mil pessoas em menos de dois anos

Entre outubro de 2023 e agosto de 2025, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) realizou 5.894 atendimentos à população por meio de suas ações itinerantes. O número expressivo é resultado direto do compromisso da atual gestão, capitaneada pelo desembargador Klever Loureiro, em garantir o acesso pleno à Justiça Eleitoral, levando seus serviços a quem mais precisa.

Do total de atendimentos, foram realizados 1.675 alistamentos eleitorais, 1.121 transferências de domicílio eleitoral e 3.098 revisões cadastrais. Esses números refletem não apenas a ampliação do acesso aos serviços, mas também a preocupação do TRE-AL em garantir a inclusão de grupos historicamente marginalizados do processo eleitoral.

“Temos buscado constantemente ampliar nossa presença nos territórios onde o acesso à Justiça Eleitoral ainda é limitado, sobretudo para pessoas com deficiência, indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, entre outros grupos vulneráveis. A Justiça Eleitoral precisa estar onde o povo está”, destacou o presidente do TRE-AL, desembargador Klever Loureiro.

As ações itinerantes, que contam com estrutura móvel e equipes especializadas, integram um conjunto de ações institucionais voltadas à cidadania, inclusão social e fortalecimento da democracia, como os projetos “Meu Título Indígena”, “Trilhas da Inclusão”, e “Raízes da Cidadania”. Por meio dessas iniciativas, o TRE-AL reforça o seu papel como agente ativo na promoção da participação política e do exercício consciente do voto.