Variedades
Prefeitura cancela local, mas Flipei está confirmada em São Paulo

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes em São Paulo, a Flipei, está confirmada para acontecer a partir desta quarta-feira (6), na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo cancelou na noite da última sexta-feira, o contrato que autorizava a Flipei a usar a Praça das Artes, no centro de São Paulo, para a realização do evento.


Em nota, a Fundação Teatro Municipal, disse que enviou ofício aos organizadores informando que o evento "possui conteúdo e finalidade de cunho político-ideológico" e que por isso não poderia acontecer. O contrato firmado previa que caso houvesse rescisão, a comunicação deveria ocorrer com no mínimo 15 dias de antecedência do evento.
A organização da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes manteve a realização do evento em outro local e chamou de censura o ocorrido.
O jornalista Tadeu Breda, da Editora Elefante, destaca que a Flipei discute este ano a questão palestina com a presença do historiador judeu Ilan Pappé. Pappé é um dos mais renomados intelectuais sobre o tema.
“A gente esperava que acontecessem algumas manifestações contrárias à presença do Ilan Pappé, como em todo mundo acontece, mas eu confesso que não imaginava que chegaria ao ponto de cancelar todo um festival, com várias mesas, com dezenas de editoras convidadas, não esperava que chegaria a esse nível de absurdo e censura”.
Cauê Ameni, um dos organizadores da Flipei, confirma que a festa literária vai acontecer, independentemente da decisão da prefeitura. A programação vai acontecer no Espaço Cultural Elza Soares, nos Campos Elísios, região central.
“A gente vai permanecer, vai continuar, vai ter a programação, vai ser no Galpão Elza Soares do MST. Os bailes de sexta e sábado vão ser na 13 de maio, no Bexiga”.
Até o próximo domingo, 10, a Flipei reúne 220 editoras e vai promover mais de 40 debates que vão discutir como a cultura e a literatura independente são capazes de mudar o mundo. Resistência palestina, tecnologias ancestrais do bem viver e mulheres que interpretam a América Latina são alguns dos temas da edição deste ano.
2:12
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2FUTEBOL
Mayke elogia o Cruzeiro, mas exalta força do Santos: 'Nosso elenco também tem qualidade'
-
3NÓ CEGO EM PALMEIRA
Produtores rurais também prometem manifestação contra demarcação caso Lula visite Palmeira para inauguração de hospital
-
4SAÚDE PÚBLICA
Novo hospital de Palmeira dos Índios promete mil vagas na saúde, mas SESAU ainda não diz como vai contratar a poucos dias da inauguração
-
5ASSASSINATO
Jovem é executado a tiros em posto de combustíveis no bairro Caititus, em Arapiraca