Alagoas

SSP e Senasp promovem curso de prevenção à violência contra crianças e adolescentes em Maceió

Roberison Xavier / Ascom SSP 04/08/2025
SSP e Senasp promovem curso de prevenção à violência contra crianças e adolescentes em Maceió
A capacitação é voltada para policiais civis e militares e segue até a próxima sexta - Foto: Alkeline Matias / Ascom SSP



As Secretarias Estadual (SSP) e Nacional de Segurança Pública (Senasp) deram início, na manhã desta segunda-feira (04), ao curso de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência. A capacitação é voltada para policiais civis e militares e segue até a próxima sexta (08), no auditório do prédio histórico da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB-AL), localizado no Centro de Maceió.

 

Durante os cinco dias, os policiais, sob coordenação da Chefia de Ensino Integrado da SSP, receberão conhecimentos diversos para desenvolver e apoiar ações articuladas destinadas à prevenção e à repressão à violência e à criminalidade relacionadas ao público vulnerável.


 

Além de um panorama relacionado à violência contra crianças e adolescentes, também estão na grade curricular disciplinas que falam dos direitos humanos, dos aspectos do desenvolvimento infanto-juvenil, dos aspectos legais da legislação em favor dessas pessoas, das perspectivas jurídicas e a qualidade de atendimento, dos crimes contra o público e sobre a escuta protegida, que possibilita o depoimento e a escuta especializados.

 

Entre os instrutores, estão os delegados José Carlos dos Santos e Bárbara Arraes e a sargento Josivania Mendonça. A psicóloga, professora aposentada da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e membro do Observatório Latino Americano e Caribenho sobre Tráfico de Pessoas, Maria Luiza Oliveira, também é uma das facilitadoras do curso.

 

“Nossa ideia principal é de passar um panorama, falar da realidade, a importância e o papel que tem a segurança pública na proteção das crianças e adolescentes do nosso país e aqui no estado de Alagoas. Vamos falar sobre as concepções de infância e adolescência, sobre os marcos legais que têm a nossa prática profissional e como a gente vai agir de forma ética para garantir os direitos humanos. Mais do que nunca, a gente precisa afinar nossa atuação profissional para que, de fato, as crianças e adolescentes se desenvolvam com garantia de cidadania, com direitos humanos e com proteção para chegar à vida adulta e seguir até a fase de vida idosa com segurança e com proteção”, afirmou a instrutora da Senasp.


 

A chefe de Ensino da SSP, major Joyce Bezerra, também falou sobre a importância da capacitação para os servidores alagoanos.

 

“O curso faz parte da política nacional de enfrentamento à violência contra as crianças e adolescentes e busca otimizar ainda mais o atendimento das forças de segurança no trabalho em defesa desse público. Uma ação conjunta entre o Estado e a União para promover também a conscientização da necessidade de uma atuação policial direcionada ao atendimento qualificado atento ao princípio da dignidade humana, além de fomentar a integração das instituições numa rede de combate às violências a este público aqui em Alagoas”, disse a militar.

 

A coordenação pedagógica do curso é feita pela sargento Meijores Tenório. A avaliação dos discentes será formativa, realizada ao longo das disciplinas com o desenvolvimento de exercícios práticos. A certificação ocorrerá pela plataforma da Senasp.