Alagoas

Egal de Portas Abertas expõe arte criada por reeducandos de Alagoas

Beatriz Caroline / Ascom Seplag 04/08/2025
Egal de Portas Abertas expõe arte criada por reeducandos de Alagoas
A exposição acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, na sede da Egal - Foto: Jorge Santos / Ascom Seris



A partir desta terça (5), até quinta-feira (7), a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), irá promover mais uma edição do “Egal de Portas Abertas”, com a exposição de artesanato feito por reeducandos do sistema prisional de Alagoas. Os materiais poderão ser conferidos na sede da Egal, situada no Centro de Maceió, das 9h às 16h.

 

A exposição será uma parceria entre a Seplag e a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que incentiva a produção da arte por meio do projeto Fábrica de Esperança, iniciativa com foco na reeducação e ressocialização no Estado. Além de apreciar as peças, o público também poderá adquiri-las com preços acessíveis e, assim, contribuir com a valorização e ressocialização dos internos.

 

“A Egal estará de portas abertas para receber os servidores e sociedade civil para conhecer esse trabalho realizado no sistema prisional. Uma oportunidade de adquirir peças artesanais com ótimo preço e conhecer esse projeto tão bonito realizado pela Seris”, destacou Emmanuelle Trindade, superintendente da Egal.

 

A Fábrica de Esperança oferece oficinas profissionalizantes, permitindo que os reeducandos aprendam novas habilidades e tenham a oportunidade de reduzir suas penas trabalhando e produzindo artesanato, entre outros itens. Além disso, a iniciativa busca reintegrar os indivíduos à sociedade, quebrando paradigmas e promovendo a reinserção social.

 

Segundo Cláudia Simões, secretária executiva de Política de Ressocialização da Seris, a exposição das peças do projeto representa a valorização do trabalho desenvolvido pelos reeducandos.

 

“A exposição representa uma importante vitrine para os projetos de ressocialização desenvolvidos pela secretaria de Políticas de Ressocialização da Seris, promovendo a valorização do trabalho desenvolvido pelos reeducandos e reforçando o compromisso da secretaria com a dignidade humana, a reintegração social e a transparência das ações institucionais. A presença da Fábrica da Esperança em espaços de grande circulação, como a Escola do Governo de Alagoas, amplia o alcance das iniciativas e fortalece os laços com a sociedade civil”, enfatizou.

 

Egal de Portas Abertas

 

O projeto desenvolvido pela Seplag, através da Egal, acontece periodicamente e visa expor ações de valorização à arte e a educação em parceria com outras secretarias do Estado. O projeto também tem como intuito proporcionar proximidade entre governo e a sociedade civil.


*Estagiária sob supervisão.