Geral

Prefeitura de Penedo realiza borrifação de larvicida como técnica de combate à dengue

Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS 02/08/2025
Prefeitura de Penedo realiza borrifação de larvicida como técnica de combate à dengue
Foto: Gabriela Flores – jornalista e social midia SMS

A equipe de combate à endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira, 1º de agosto, o trabalho de borrifação de larvicida como método de controle da dengue em Penedo.


A aplicação da Vigilância Epidemiológica da SMS foi realizada em área que apresenta, com muita frequência, focos do mosquito Aedes aegypti.


A iniciativa consiste na aplicação de inseticida nas áreas externas de locais estratégicos, como borracharias, oficinas mecânicas e ferros-velhos da cidade.



O trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) é eliminar os focos de mosquitos que pousam ou permanecem nesses locais.


“De 15 em 15 dias, os agentes fazem o trabalho convencional, orientando a população e atuando nos mutirões contra a dengue. Já a borrifação acontece em pontos fixos, que sempre apresentam focos, como borracharias e oficinas, sendo que o produto aplicado persiste no ambiente por cerca de 60 dias e após esse período, é feita nova aplicação”, explica o Agente de Combate à Endemias, Luciano da Silva Santos.


A Secretaria de Saúde de Penedo ressalta que a aplicação do larvicida é uma medida preventiva importante, mas não substitui as ações rotineiras de controle e prevenção. A participação da população é fundamental para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Basta apenas 10 minutos por semana para eliminar focos de reprodução do Aedes aegypti em casa.



De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Alagoas registrou, em 2025, 1.923 casos prováveis de dengue. Em Penedo foram registradas 43 notificações para arboviroses, sendo apenas um caso confirmado de dengue, um para chikungunya e nenhum para zika.


Em 2024, das 123 notificações registradas, somente seis casos foram confirmados para dengue, seis para chikungunya e dois para zika.