Cidades
Moradores do Conjunto Graciliano Ramos comemoram nova iluminação 100% em LED
Ação foi realizada pela Prefeitura de Maceió através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública e contemplou todas as ruas da região

"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso. A palavra foi feita para dizer”. A frase célebre foi dita por Graciliano Ramos, escritor alagoano que deu nome ao conjunto habitacional no bairro da Cidade Universitária, em Maceió, e que agora, inegavelmente, brilha como os textos de um dos maiores autores da língua portuguesa.
A angústia acabou, mestre Graça. A região foi contemplada com a instalação de luminárias de LED em toda a rede de iluminação pública, após ação da Prefeitura de Maceió através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina).
Agora, os moradores celebram o brilho que ilumina as ruas largas e arborizadas do conjunto, que vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos devido à efervescência cultural e, principalmente, gastronômica da região, atraindo recém-chegados habitantes, novos comércios e uma vida cheia de possibilidades.
Seu Valdemir Rodrigues, morador da região há 40 anos, diz que a nova iluminação contribuiu com a segurança e o bem-estar dos moradores.
“Melhorou 100%, foi uma bênção. As crianças brincando, foi 100% bom isso aqui, para todo mundo. O ‘Graci’ ficou mais claro com essas lâmpadas agora, está um sucesso aqui. Com a claridade, não tem perigo mais, está bom demais. Eu fico a noite todinha na porta, porque é tudo claro, então eu fico na porta, olhando o movimento”, diz sorridente o senhor que chegou para morar no local antes mesmo do conjunto ganhar nome próprio, uma vez que os prédios residenciais com o nome de Graciliano Ramos só foram construídos em 1992, há 33 anos.

Quem chegou nesta época foi a Maria da Conceição, que hoje possui um comércio onde vendem "flaus" artesanais de frutas ao leite e batatas fritas, crocantes, feitas na hora.
“Essa claridade ficou maravilhosa. A gente tinha iluminação, mas não como agora, agora ficou bem melhor, ficou bom pra mim porque na minha barraquinha o movimento aumentou, o pessoal vem assistir o jogo aqui, então ficou legal. Para mim ficou ótimo", conta Maria.

A moradora Cristina Lima argumenta que essa mudança nunca foi vista. “Quando cheguei aqui eram pouquíssimos moradores, era muito esquisito. Há 32 anos eu moro aqui. Fiquei muito feliz com essa iluminação, foi muito bom", revela.
No conjunto, a Ilumina instalou mais de 300 novas luminárias com a tecnologia, em substituição às antigas lâmpadas convencionais, de vapor de sódio. Outros 27 novos braços metálicos de suporte também foram adicionados no local, garantindo a ampliação da rede em pontos que apresentavam uma defasagem na luminosidade.
Somam-se a esses números o trabalho que já havia sido realizado pela Ilumina nas Avenidas Empresário Nelson Menezes e a Alice Karoline, importantes vias de ligação dentro do próprio conjunto e de conexão com outras regiões da Cidade Universitária, que já contavam com outras 100 luminárias em LED.
Segundo dados da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos (AMGR), a população do conjunto é estimada em 100 mil pessoas.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Tragédia em Quebrangulo: ex-prefeito Marcelo Lima morre após ser arrastado pela correnteza do rio Paraíba do Meio
-
2FUTEBOL
Mayke elogia o Cruzeiro, mas exalta força do Santos: 'Nosso elenco também tem qualidade'
-
3NÓ CEGO EM PALMEIRA
Produtores rurais também prometem manifestação contra demarcação caso Lula visite Palmeira para inauguração de hospital
-
4SAÚDE PÚBLICA
Novo hospital de Palmeira dos Índios promete mil vagas na saúde, mas SESAU ainda não diz como vai contratar a poucos dias da inauguração
-
5ASSASSINATO
Jovem é executado a tiros em posto de combustíveis no bairro Caititus, em Arapiraca