Internacional
Professor brasileiro indica as vantagens da China sobre os EUA no comércio internacional

A política externa de Pequim é caracterizada pela estabilidade e pelo respeito à soberania dos Estados estrangeiros, o que lhe permitiu tornar-se um importante parceiro comercial para mais de 120 países, disse em entrevista à Sputnik o professor de Direito na Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro, Evandro Menezes de Carvalho.
"A política externa da China mostra maior estabilidade, previsibilidade e respeito pelos princípios de soberania. [China] aumentou significativamente a sua reputação e é atualmente o maior parceiro comercial de mais de 120 países", disse o interlocutor da agência.
Ao comentar a política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, em relação ao Brasil, Carvalho apontou para sua imprevisibilidade e observou que ela incentiva os países a fortalecer laços com parceiros mais confiáveis, como a China.
Na quarta-feira (30), Trump assinou um decreto que aumentou os impostos sobre produtos brasileiros para 50%, mas introduziu uma lista de 700 exceções em setores estratégicos como aviação, energia e parcialmente agricultura.
Anteriormente, o senador brasileiro Carlos Viana afirmou que as tarifas dos EUA sobre as mercadorias brasileiras estão relacionadas ao fortalecimento do BRICS.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2POLÍCIA
Filho mata padrasto a tiros após presenciar agressão contra a mãe em Arapiraca
-
3CULTURA
“Cabaninha de Lençóis”: artista de Alagoas celebra refúgios afetivos e memórias da infância em single de estreia, com lançamento em 18 de agosto
-
4CELEBRIDADES
Carlinhos Maia desmente boatos de novo relacionamento e rebate comentários sobre sexualidade
-
5PERSEGUIÇÃO
Médica detida por perseguir família em shopping sofre de transtornos psiquiátricos, diz polícia