Geral
Saúde reforça vacinação contra sarampo no Tocantins e Maranhão
Saúde, sarampo, Ministério da Saúde, vacinação

Após a confirmação de 11 casos de sarampo no município de Campos Lindos, no Tocantins, na semana passada, o Ministério da Saúde informou que está intensificando a vacinação contra a doença na região.


Em nota, detalhou que, desde o início do reforço até o momento, foram aplicadas mais de 1,1 mil doses em Campos Lindos e em Araguaína (TO).
Notícias relacionadas:
- Estações do MetrôRio terão pontos de vacinação contra gripe e sarampo.
- Ministério da Saúde confirma nove casos de sarampo em Tocantins.
- Estado de São Paulo registra primeiro caso de sarampo neste ano.
Ainda de acordo com o comunicado, a previsão é que os municípios de Balsas e Imperatriz, ambos no Maranhão, recebam reforço na vacinação contra o sarampo até a próxima sexta-feira (1º), devido à proximidade com a divisa do Tocantins.
O Ministério da Saúde informou que, desde o último dia 21, mantém equipes permanentes em Campos Lindos e em cidades vizinhas para vigilância e bloqueio vacinal. A ação inclui varredura vacinal e busca ativa na comunidade.
“Técnicos do estado e do município conferem a caderneta vacinal de pessoas entre seis meses e 59 anos e indicam a vacina contra o sarampo para quem não está imunizado”, detalhou o ministério. Além dos 11 casos confirmados, outros seis seguem em investigação.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Números
Nos dias 17 e 26 de julho, o governo federal realizou o Dia D de vacinação contra o sarampo em cidades do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul localizadas na fronteira com a Bolívia, que enfrenta um surto da doença. Cerca de três mil pessoas foram vacinadas.
No primeiro Dia D, o Acre aplicou 1,8 mil doses — quatro vezes mais que o contabilizado na vacinação de rotina, que registra, em média, 436 doses. No segundo dia, foram aplicadas 249 doses no Acre, 79 em Rondônia, 527 em Mato Grosso e 157 em Mato Grosso do Sul.
“O Ministério da Saúde reforça a importância de manter a vacinação contra o sarampo em dia. Com estoque suficiente em todos os estados, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a proteção contra a doença, que é prevenível principalmente pela vacina”, finaliza.
Mais lidas
-
1ACIDENTE
Colisão entre carros deixa três mortos e dois feridos na BR-316, em Cacimbinhas
-
2POLÍCIA
Filho mata padrasto a tiros após presenciar agressão contra a mãe em Arapiraca
-
3CULTURA
“Cabaninha de Lençóis”: artista de Alagoas celebra refúgios afetivos e memórias da infância em single de estreia, com lançamento em 18 de agosto
-
4CELEBRIDADES
Carlinhos Maia desmente boatos de novo relacionamento e rebate comentários sobre sexualidade
-
5PERSEGUIÇÃO
Médica detida por perseguir família em shopping sofre de transtornos psiquiátricos, diz polícia