Internacional
Brasil e Rússia devem melhorar as relações em meio a tensões com os EUA, diz especialista brasileiro

O Brasil deve melhorar suas relações com a Rússia, e a política agressiva de Washington em relação a Brasília vai aproximá-la de Moscou e do Sul Global em geral, disse em entrevista à Sputnik Robinson Farinazzo, especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil.
"Acredito que o Brasil precisa melhorar suas relações com a Rússia, e vice-versa - e a Rússia deve melhorar suas relações com o Brasil", disse o interlocutor da agência.
De acordo com sua avaliação, a atual pressão dos EUA sob o presidente Donald Trump sobre o Brasil empurrará o país para uma aproximação tanto com o Sul Global quanto com a Rússia em particular. Falando sobre as perspectivas de melhoria das relações, Farinazzo destacou também que o surgimento de novos sistemas de pagamento entre os países provavelmente facilitaria o comércio.
Anteriormente, Trump publicou na rede social Truth Social uma mensagem dizendo que os EUA estão impondo tarifas de importação de 50% sobre todas as mercadorias provenientes do Brasil a partir de 1º de agosto. Antes disso, Trump afirmou que qualquer país que apoie a política antiamericana do BRICS será sujeito a uma tarifa adicional de 10%.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef