Internacional
Ocidente não conseguirá usar a Ucrânia para enfraquecer a Rússia, diz premiê da Eslováquia

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, afirmou neste domingo (27) que o Ocidente tinha a intenção de usar a Ucrânia para enfraquecer a Rússia, mas essa estratégia fracassou e não terá êxito no futuro.
"O Ocidente não estava interessado em encerrar o conflito em abril de 2022, quando havia uma possibilidade real de fazê-lo. O Ocidente ingenuamente acreditou que poderia usar a Ucrânia como um aríete para enfraquecer a Rússia. No entanto, isso não aconteceu e não acontecerá. Entendo que a vasta extensão territorial da Rússia e suas riquezas minerais sejam atrativas", declarou Fico.
Segundo o premiê eslovaco, uma Rússia política e economicamente fragilizada seria conveniente ao Ocidente, mas essa estratégia "não está funcionando".
Em janeiro, Fico já havia declarado que a assinatura de um acordo de paz com a Ucrânia foi sabotada por pressão de líderes ocidentais, pouco depois do início do conflito em 2022. Para o chefe de governo eslovaco, a manutenção do conflito mergulhou a Ucrânia em uma situação "terrível", obrigando o país a depender de ajuda "de todo o mundo".
Fico também já havia afirmado que o então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pressionou a liderança ucraniana para que não assinasse um acordo com a Rússia há dois anos. Segundo o primeiro-ministro, esse acordo teria garantido à Ucrânia uma perspectiva europeia e a neutralidade militar.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef