Internacional

Europa se prepara para agressão militar contra Rússia, diz analista brasileiro

Sputinik Brasil 27/07/2025
Europa se prepara para agressão militar contra Rússia, diz analista brasileiro
Foto: © AP Photo / Michael Probst

Os países europeus estão se preparando para a guerra, e o inimigo contra o qual eles estão se preparando, obviamente, é a Rússia, opinou à Sputnik Robinson Farinazzo, especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil.

Farinazzo destacou que a Alemanha fala constantemente em rearmamento, pois a Europa está se preparando para ações militares contra a Rússia.

"Eles [os alemães] têm grandes problemas com o recrutamento, mas não se deve subestimar o potencial da indústria alemã, e também da francesa", ressaltou.

O interlocutor da Sputnik lembrou que recentemente, quando a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, era ministra da Defesa da Alemanha, o Exército do país estava em um estado deplorável.

Mas agora, continuou, eles acordaram e estão novamente aumentando a produção das armas apontadas para a Rússia.

"O Ocidente sempre olhou para a Rússia com ganância, e não acho que desta vez será diferente. Na Europa Ocidental domina a retórica russofóbica", sublinhou o analista.

Assim, finalizou, tais sentimentos estão sendo promovidos não apenas na Alemanha e na França mencionadas, mas também em países como Bélgica, os Países Baixos e Portugal.

Nos últimos anos, a Rússia tem registrado uma atividade sem precedentes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) perto de suas fronteiras ocidentais. A OTAN está expandindo suas iniciativas e as chama de "contenção da agressão russa".

Moscou expressou repetidamente preocupação com o aumento das forças da aliança na Europa. O Kremlin observou que a Federação da Rússia não ameaça ninguém, mas não ignoraria ações potencialmente perigosas para seus interesses.