Economia
Ministério do Planejamento ajusta parâmetros do PPA para 'garantir o realismo fiscal'

O Ministério do Planejamento e Orçamento finalizou o primeiro ciclo de gestão do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, que inclui o monitoramento, a avaliação e a revisão do plano.
As informações macroeconômicas e fiscais foram atualizadas a partir das informações do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 (LDO 2026) e em previsões macroeconômicas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Segundo o Planejamento, essa atualização foi feita para "garantir o realismo fiscal do PPA".
Resultado do monitoramento referente ao ano de 2024 divulgado nesta sexta mostrou que 74% dos objetivos do PPA superaram 80% de cumprimento da meta prevista. Em relação às entregas, que representam bens e serviços específicos prestados à sociedade, mais de 62% delas também ultrapassaram a marca de 80% das metas estabelecidas.
"Esses números demonstram o sucesso da estratégia de planejamento implementada. As metas que tiveram resultados abaixo do pretendido ou não foram passíveis de apuração foram aperfeiçoadas durante o processo de revisão ordinária", disse a Pasta, em nota.
Os resultados serão apresentados à Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional em relatório a ser encaminhado até 15 de agosto.
O Poder Executivo pode atualizar o plano anualmente, para garantir que se mantenha aderente com as prioridades do país, diante das mudanças da realidade.
Ainda de acordo com o Ministério do Planejamento, a revisão de 2025 se destacou por "incorporar inovações significativas que ampliaram a transparência e a participação social".
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef