Internacional

Mais da metade dos eleitores dos EUA não confia nas informações dadas por Trump, diz pesquisa

Sputinik Brasil 25/07/2025
Mais da metade dos eleitores dos EUA não confia nas informações dadas por Trump, diz pesquisa
Foto: © AP Photo / Alex Brandon

Mais da metade dos eleitores nos Estados Unidos não confia nas informações do presidente Donald Trump, revelou uma nova pesquisa do Emerson College nesta sexta-feira (25).

Quase 53% dos entrevistados responderam que "definitivamente" não confiam ou confiam "pouco" em Trump, em relação ao que sai da boca do republicano. Em contraste, 26% e 21%, respectivamente, confiam "muito" ou "razoavelmente" nele.

A pesquisa também descobriu que 51,4% desaprovam a forma com a qual o governo Trump lidou com os arquivos de Jeffrey Epstein. A aprovação é de 16%, enquanto um em cada três não tem opinião sobre o assunto.

A pesquisa mostrou que 46% dos eleitores dos EUA aprovam o desempenho geral de Trump como chefe de Estado, enquanto 47% o desaprovam.

Tarifaço

Nos últimos dias, o magnata norte-americano decidiu lançar mão de uma série de tarifaços contra países.

Em 9 de julho, Trump publicou uma carta na rede social Truth Social afirmando que os EUA imporiam uma taxa de importação de 50% a todos os produtos do Brasil a partir de 1º de agosto.

A situação do Brasil, no entanto, é diferente da de outros países mirados pelas chamadas tarifas recíprocas de Trump. Isso porque, diferentemente deles, o Brasil não acumula saldo, mas sim déficit no comércio com os EUA.

Anteriormente, Trump afirmou que qualquer Estado que apoiasse a política "antiamericana" do BRICS estaria sujeito a uma tarifa adicional de 10%. No caso do Brasil, Trump acrescentou às justificativas para a imposição de tarifas o processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado e aliado do presidente norte-americano.