Variedades
Corpo de Preta Gil é velado no Theatro Municipal do Rio em cerimônia aberta ao público

O corpo da cantora Preta Gil chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (25), onde será velado até as 13h em cerimônia aberta ao público. A artista, de 50 anos, faleceu no último domingo (20), em Nova York, onde fazia um tratamento experimental contra um câncer no intestino.
O caixão prateado da cantora foi recebido com emoção e respeito no tradicional palco cultural da capital fluminense. Um espaço reservado com telão de LED exibe imagens da artista para amigos, familiares e fãs que comparecem para o último adeus. A família informou que não haverá apresentações musicais nem trio elétrico durante o velório.
A data do velório, 25 de julho, marca simbolicamente o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha — um tributo à trajetória de Preta, reconhecida como voz ativa na luta contra o racismo e no fortalecimento do empoderamento feminino e da autoestima da mulher negra brasileira.
Para organizar a circulação de pessoas, a Prefeitura do Rio montou uma operação especial com bloqueios de ruas no entorno do Theatro Municipal, desde a noite de quinta-feira (24). Equipes da Guarda Municipal, Comlurb, CET-Rio e COR estão mobilizadas para garantir a segurança e fluidez do evento.
Após a cerimônia pública, o corpo será levado em cortejo, no carro do Corpo de Bombeiros, até a capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde será realizada uma despedida reservada para familiares e amigos próximos, com início previsto para as 15h.
Ícone da música e do carnaval de rua, Preta Gil deixou um legado de representatividade e alegria. O cortejo passará pelo circuito de megablocos da cidade, que leva seu nome em homenagem à sua contribuição para o carnaval carioca, especialmente através do “Bloco da Preta”.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef