Variedades
Cia. Deu na Telha leva teatro popular ao Grande Arraiá, que começa nesta sexta (25)
Com duas intervenções cênicas no meio do público, grupo de Araxá valoriza personagens típicos das festas juninas e aproxima arte e tradição no Estádio Fausto Alvim

O Grande Arraiá 2025 começa nesta sexta-feira (25) e terá, além de shows e quadrilhas, a presença cênica da Cia. Deu na Telha, grupo araxaense conhecido por seu trabalho com teatro de rua e linguagem popular. As intervenções serão realizadas em dois momentos: na sexta e no sábado, sempre às 20h30, no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim. A entrada é gratuita.
Com personagens como a noiva, a mãe da noiva e outros tipos inspirados nos casamentos caipiras, os artistas circularão entre o público em cenas improvisadas, criando interações diretas com quem estiver na festa. Segundo o diretor da companhia, Caio Ranieri, a proposta é fazer do espaço da festa também um espaço de jogo cênico. “A intervenção acontece no meio das pessoas, sem palco. A construção da cena depende do público, que reage, brinca, responde. A partir disso, os personagens ganham vida e o teatro se constrói ali, naquele momento”, diz.
As ações são baseadas na espontaneidade e no reconhecimento do público com figuras familiares do universo junino. A noiva que busca o noivo, o compadre que se atrasa para o casamento, a tia faladeira. Para Ranieri, essa identificação é o que torna a intervenção especial. “Quando o público reconhece nas personagens algo da própria vida, a arte cumpre seu papel. O Grande Arraiá proporciona esse encontro com o imaginário coletivo, com a memória das festas populares”, comenta.
A Cia. Deu na Telha trabalha com o chamado teatro mambembe, de caráter itinerante, muitas vezes realizado fora dos palcos convencionais. A participação no Arraiá é, segundo o diretor, também um gesto de democratização do acesso à cultura. “Muita gente que vai ao arraiá talvez nunca tenha ido a um teatro. Então o teatro vai até elas. Esse contato direto, humano e sem formalidade transforma o ambiente. É um momento de arte que pode marcar a vida dessas pessoas”, finaliza.
Programação completa:
SEXTA-FEIRA I 25 DE JULHO
19h – 40tões da Viola
20h – Quadrilha Junina Baillare (Tupaciguara/MG)
20h30 – Cia. Deu na Telha - Intervenção Cênica
20h45 – Henrique Reis Quinteto | Viva Dominguinhos
22h – 100% Caipira
SÁBADO I 26 DE JULHO
16h – Max Monteiro & Vinícius
18h – Orquestra de Viola | Luar do Sertão
19h – Rafael Borsatto Quinteto | Ventos do Sertão
20h – Grupo Junino Forrozarte (Uberlândia/MG)
20h30 – Cia. Deu na Telha - Intervenção Cênica
21h30 – Gustavo Neves convida Falcão & Vardel
O Grande Arraiá
O Grande Arraiá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, Governo Federal. Conta com apoio da Associação Comercial, Industrial de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) e da Prefeitura de Araxá.
Serviço
Grande Arraiá
Data: 25 e 26 de julho
Local: Estádio Fausto Alvim – Araxá (MG)
Informações:
Instagram: @grandearraiaaraxa
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef